O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMB) de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) informa que necessita urgente de todos os tipos de sangue, mas, em especial, os tipos O negativo e positivo.
“O ideal é mantermos um estoque destes tipos em mais ou menos 300 bolsas, sendo 250 de O positivo e 50 de O negativo, mas, sendo este o período mais crítico do ano, temos em estoque apenas 96 bolsas, sendo 30 O negativo e 66 O positivo”, explica José Mauro Zanini, diretor do Hemocentro.
A partir de ontem (19) todas as pessoas que vierem se internar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e suas unidades receberão um documento contendo informações sobre o uso do sangue dentro do HCFMB e um pedido de trazer duas pessoas para doar sangue.
“Antigamente, a gente pedia para que os nossos pacientes ajudassem o nosso estoque trazendo 15 pessoas, como percebemos a dificuldade em conseguir 15 pessoas saudáveis e que poderiam doar, resolvemos diminuir o número drasticamente. Agora, se cada paciente trouxer dois amigos ou parentes, vamos conseguir manter o nível bom de estoque, tendo em conta que o prazo de validade do sangue é curto”, conta Zanini.
Para doar sangue, é preciso estar com a saúde em dia e levar um documento com foto. O Hemocentro de Botucatu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, atende em horário especial às quartas-feiras das 18h às 21h, e aos sábados, das 7h às 13h. Mais informações pelos telefones (14) 3814-8004 ou (14) 3811-6041, ramal 240.