Um grupo de estudantes de Avaré (SP) registrou um boletim de ocorrência contra uma agência de turismo. Há cinco meses eles planejaram viajar juntos no início deste ano, escolheram um cruzeiro. Mas dias antes do embarque descobriram que não havia nenhuma reserva no nome deles. Ficaram sem a viagem e ainda não receberam o dinheiro de volta.
O cruzeiro custou mais de R$ 1,4 mil para cada um. Eles têm recibos, comprovantes de pagamentos e o contrato assinado. A viagem iria substituir a festa de formatura dos estudantes, que acabou não acontecendo. Além do prejuízo, a estudante Maria Cecília Castagnaro lembra a decepção. “É uma frustação grande. Porque é um plano, e nosso plano não ser concretizado gera essa tristeza”, lamenta.
Outra integrante do grupo, a estudante Mariana Arnez, ressalta a frustação pelo qual passaram. “Descobrimos na terça-feira [30] que não tinha reserva no nosso nome. Foi uma grande decepção, perdemos nosso Ano Novo”, conta.
Já o estudante Cassiano Hugo Sales afirma que suspeitava que algo estava errado a dias antes da viagem, após seguidas justificativas da agente de turismo, que não confirmava algumas informações necessárias.
“Nós começamos a desconfiar que tinha algo errado porque outras pessoas, que também iriam participar desse cruzeiro, começaram a postar foto nas redes sociais dos cartões de embarque. E até então nós, que compramos esses pacotes há cinco meses, não tínhamos recebidos esse cartão. E ela ficou protelando esse cartão, dizendo que a reserva já tinha sido feita, falando que iria entregar por e-mail. Nós ficamos esperando e ela dizendo que estava tudo certo”, explica Cassiano.
Com o boletim de ocorrência registrado, a dona da agência terá que prestar depoimento à polícia. Segundo a Polícia Civil, ela já é investigada por suspeita de estelionato.
Uma equipe da TV TEM esteve na agência de turismo e a dona assumiu o erro e informou que teve problemas na reserva do cruzeiro, por isso a viagem não aconteceu. Segundo a agente, o cancelamento não foi feito antes porque ela tentou efetuar as reservas até o último momento para que a viagem fosse feita, de acordo com o contrato. Disse ainda que já está entrando em contato com os passageiros que serão ressarcidos.