Com a aprovação, Prefeitura planeja triplicar o número de unidades em funcionamento nos bairros
Em publicação no Diário Oficial da União de 15 de setembro, o Governo Federal autoriza a implantação de 16 Equipes do Programa Saúde da Família em Avaré para atender os bairros da cidade. O anúncio ocorreu após envio ao Ministério da Saúde de um projeto detalhado sobre a cobertura clínica das regiões da cidade. O trabalho foi coordenado pela secretária de Saúde, Vanda Nassif.
A medida trará melhorias à população. Com o planejamento já execução pela Secretaria de Saúde, Avaré avançará até o final deste ano de 7 para 11 equipes, que trabalharão nos postos do Bonsucesso, Jardim Brasil, Bairro Alto e Vera Cruz. Das 7 atuais, 2 foram implantadas desde janeiro de 2013, uma na Vila Operária, outra no Duílio Gambini para atender a população do Residencial São Rogério.
Para a implantação das 4 novas equipes, recentemente foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei 101/2014 – de autoria do prefeito Poio Novaes – que autoriza a criação de 24 cargos de Agente Comunitário de Saúde. As futuras vagas serão preenchidas por meio de concurso público. Assim, a Secretaria de Saúde formará equipes que atuarão juntos dos médicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal já em exercício na cidade.
Mudanças na saúde
“Agora, com a aprovação do Governo Federal, poderemos triplicar o trabalho de atendimento clínico em relação a janeiro de 2013, quando tínhamos 5 equipes atuando. Avançaremos a todos os bairros da cidade", diz o prefeito Poio Novaes. Segundo ele, o modelo de atuação do Saúde da Família aproxima a presença médica dos bairros. O trabalho dos agentes comunitários é essencial no mapeamento do perfil das doenças de uma região, melhora a prevenção e o tratamento de saúde das comunidades.
LEGENDA: Agentes comunitários de saúde visitam paciente