O governador João Doria anunciou ontem quarta-feira dia 27 de maio o que chamou de "retomada consciente" da atividade econômica no estado de São Paulo em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital. Conforme já havia sido mencionado, a flexibilização ocorrerá de forma gradual e heterogênea, de acordo com a evolução da pandemia em cada região.
O plano da chamada retomada consciente, disse o governador, será realizado em cinco fases, que ainda serão detalhadas durante a coletiva. "Não é um relaxamento aos cuidados à vigilância e à proteção da vida, mas um monitoramento, um ajuste fino voltado para as realidades regionais", disse o governador. "Ela será possível nas cidades que tiverem redução consistente do número de casos e tiverem também disponibilidade de leitos nos seus hospitais públicos e privados e também que estiverem obedecendo o distanciamento social nos ambientes públicos, além da disseminação e uso obrigatório de máscaras."
É importante entender e isso deverá ser respeitado por prefeitos que a abertura gradual do comercio de cada cidade deve depender de como está o suporte da saúde, ou seja, não pode ter condições de fazer uma abertura do comércio se não tiver com o sistema de saúde preparado ou se estiver totalmente lotado, o perigo deverá ser maior ainda por não existir onde colocar nos doentes que venham a serem acometidos pelo coronavírus.
Matéria do site R7.