Presidente da Instituição discutirá planos de contingências e políticos pedagógicos nesta quinta (03/03) no Instituto Federal São Paulo
A equipe da Divisão Regional Sudoeste (DRS), uma das 11 administrações localizadas da Fundação CASA, apresenta nesta quinta-feira (03 de março), às 10h, os planos de contingências e políticos pedagógicos elaborados a partir dos resultados dos 12 centros socioeducativos sob sua supervisão.
A presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella, acompanhará a exibição e debaterá os planos, que fazem parte do planejamento estratégico da Fundação CASA em 2016. A apresentação será no auditório do campus Avaré do Instituto Federal São Paulo, em Avaré.
A DRS supervisiona o funcionamento dos centros socioeducativos das cidades de Cerqueira César (3), Bauru (3), Iaras (4), Botucatu (1) e Itapetininga (1).
Esta é a oitava de 11 rodadas de apresentações dos planos políticos pedagógicos (PPPs), que servem de subsídio para a elaboração do planejamento estratégico da CASA há quase uma década.
As divisões regionais Metropolitanas Oeste (DRM-IV), Norte (DRM-V), Leste 1 (DRM-II), Metropolitana (DRM-I), Litoral (DRL), Vale do Paraíba (DRVP) e Oeste (DRO) já expuseram seus planos. As outras três divisões os exibirão ainda no mês de março.
As equipes das divisões apresentam para a executiva da Fundação suas avaliações regionalizadas, com os resultados obtidos em 2015, os desafios e seu planejamento estratégico regional para 2016, assim como os planos regionais de contingências, planejamentos para qualquer situação que possa afetar o cotidiano do atendimento prestado aos adolescentes nos centros socioeducativos.
Os planos de contingência são utilizados pelas organizações em geral, públicas ou privadas, para tanto prevenir situações emergenciais como atuar na sua ocorrência. A partir de ocorrências enfrentadas no último ano, os centros fazem seus planos.
“Pensar o plano de contingências de uma forma estrutural, tanto pelo centro quanto pela regional e a própria Fundação é uma evolução na gestão institucional”, avalia a diretora Técnica da Fundação CASA, Maria Eli Colloca Bruno. “Os planos servirão não só para enfrentar as circunstâncias que se instalarem como também será uma estratégia de prevenção, atuando antes que as situações.”
Todos os dados e sugestões obtidos servirão de subsídio para a executiva da CASA montar seu planejamento institucional. O plano geral é encaminhado para a Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, que o agrega à proposta do orçamento do Estado para votação na Assembleia Legislativa ainda em 2016.
Apresentação do PPP da DRS
Data: quinta-feira (03 de março), às 10h
Local: auditório do campus Avaré do Instituto Federal São Paulo
Endereço: Avenida Professor Celso Ferreira da Silva, 1.333, Jardim Europa, Avaré/SP