Três funcionários públicos suspeitos de agredirem um pônei no Recinto de Exposições de Avaré (SP) terão de pagar cerca de R$ 330 para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), de acordo com o Ministério Público.
O MP informou que três envolvidos participaram de uma audiência realizada no dia 26 de setembro e aceitaram uma proposta de transação penal, que prevê o pagamento em dinheiro de um terço do valor do salário mínimo ao Fumcad.
Ainda conforme o MP, a situação dos demais envolvidos depende da comprovação do pagamento da pena restritiva aplicada aos três funcionários que participaram da audiência.
O caso foi em julho e repercutiu depois que um vídeo que mostra as agressões passou a circular nas redes sociais.
No vídeo é possível ver homens maltratando o animal em uma das pistas do recinto. Um deles monta e dá tapas na cabeça do pônei enquanto outro o puxa com uma corda.
Em outro trecho do vídeo, um dos homens bate no animal com o cabo de uma enxada.
Multa
Após a agressão, os cinco suspeitos de agredirem o animal foram identificados e multados pela Polícia Militar Ambiental e multados em R$ 3 mil cada por crime ambiental, com pena que varia de três meses a um ano e multa.
Na época, a Prefeitura de Avaré informou que cinco funcionários públicos suspeitos de participarem da agressão ao pônei foram transferidos de setor e encaminhados à Secretaria de Serviços.
A prefeitura também disse que um processo administrativo disciplinar foi aberto.
Fonte: Jornal A Estância.