Família diz que idosa de 80 anos tomou doses diferentes de vacinas contra Covid em Cerquilho


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
  • Categoria :
    Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 118
Jornal O Avaré 10/06/2021 07:30:00

A família de uma idosa de 80 anos alega que, por um erro da equipe de saúde, a moradora tomou doses diferentes da vacina contra a Covid-19 nesta semana, em Cerquilho (SP).

A filha da idosa contou ao G1 que levou a mãe para tomar a segunda dose do imunizante no drive-thru do Centro de Eventos Cidade das Rosas nesta segunda-feira (7).

Segundo a moradora, já havia três meses que a idosa tinha tomado a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, no dia 1º de março, e por isso, as duas foram até o local para que a mãe tomasse a dose de reforço.

"Veio uma moça, viu a carteirinha da minha mãe e anotou a vacina, mas pensei que eles sabiam o que estavam fazendo. Eu só fiquei preocupada se estavam aplicando o líquido, nem passou mais nada pela minha cabeça", conta a filha, que preferiu não se identificar.

De acordo com a família, a idosa entrou com a filha na fila de carros e foi imunizada normalmente. No entanto, ao chegar em casa, parentes notaram que, na carteirinha de vacinação da moradora, constava que ela tinha tomado a segunda dose da CoronaVac, e não da AstraZeneca.

A família procurou a prefeitura de Cerquilho e disse que duas funcionárias da saúde foram até a casa da idosa para dar orientações. Elas confirmaram para a filha da idosa que foi aplicada a segunda dose da vacina errada na moradora de Cerquilho.

"A moça que foi na casa da minha mãe disse que pode ter acontecido o erro porque estavam dando a CoronaVac para gestante, mas como não iam ver que a minha mãe é 'velhinha'?", questiona.

Ainda segundo a filha da idosa, as funcionárias da saúde pediram desculpas pelo ocorrido e disseram que iriam imunizá-la com a segunda dose da AstraZeneca na próxima semana, para completar o ciclo da vacinação. A família também disse que a idosa está bem e não teve reações à vacina.

Sobre esse caso, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a prefeitura deve acompanhar o caso da paciente e que todos os municípios estão orientados quando a aplicação da vacina contra a Covid-19 de forma errônea.

A TV TEM entrou em contato com a prefeitura de Cerquilho e o Ministério da Saúde, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

 

Faz mal?

À TV TEM, a infectologista Rosana Richtman disse que essa "mistura" de doses não deve acontecer, pois a orientação é usar a vacina do mesmo fabricante. No entanto, ela informou que a mescla dos imunizantes não faz mal.

Segundo Richtman, não existe uma pesquisa sobre usar CoronaVac e AstraZeneca, é apenas uma questão de manter o mesmo tratamento e obter os resultados de anticorpos que as vacinas prometem. A médica disse ainda que a idosa deverá se vacinar novamente.

 

*Com informações de Maria Luiza Martins e Ana Paula Veloso/TV TEM.

Matéria por G1.


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 187
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também