Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
É grande o número de reclamações sobre as filas que se formam diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Avaré, principalmente nas últimas semanas em decorrência do surgimento de casos de febre amarela em algumas cidades do Estado, bem como na Capital.
Os postos de saúde sempre trabalharam com distribuição de senhas nas salas de vacinação, mas com a crescente procura pela vacina contra a febre amarela na cidade e a falta de funcionários suficiente para atender a demanda, a determinação é que o atendimento ao público fosse limitado diariamente.
Segundo a responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Avaré, enfermeira Ariane Gonçalves, em todas as UBS do município existe apenas um funcionário encarregado pela imunização de populares, e cabe a ele não só a aplicação das doses como também o cadastro de cada pessoa atendida. “Isso torna difícil o atendimento a contento, ainda mais com a questão da febre amarela que fez com que o movimento nos postos aumentasse consideravelmente”, explica Ariane completando que o problema da falta de funcionários nos postos não é de agora.
Restrição de senhas
A restrição no número de senhas distribuídas nas UBS de Avaré vem causando revolta na população, conforme pode ser comprovado nas redes sociais com as inúmeras reclamações de pessoas que vão aos postos e não conseguem ser atendidas.
Isso também se deve ao fato de não haver separação entre as pessoas que procuram os postos para aplicação de vacinas diversas (atualização de carteirinhas entre outros), daquelas que querem ser imunizadas contra a febre amarela.
“A população precisa se conscientizar que, com a falta de funcionários nas salas de vacinação, não há como atender a demanda diária, é praticamente impossível, por isso temos que limitar o número de pessoas e de senhas. Entretanto, todos podem ficar tranquilos porque temos estoque de vacina suficiente para atender a população, informou Ariane.
Conforme o movimento diário de pessoas, cada UBS tem disponibilizado um determinado número de senhas para o atendimento, obedecendo rigorosamente a ordem de chegada independentemente se a imunização for da febre amarela ou não.
“Também não estamos priorizando os pacientes, no caso dos idosos, gestantes ou crianças, todos estão sendo atendidos por ordem de chegada”, frisou Ariane.
Embora a tendência das reclamações seja continuar por um bom tempo ainda, a dica é para que as pessoas insistam em chegar com antecedência nos postos na tentativa de pegar uma senha e conseguir atendimento. Caso contrário, não há motivo para o pânico ou revolta porque o estoque de vacinas em Avaré é satisfatório.
Fonte: Jornal A Estância.
Notice: Undefined index: categoria in
/home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line
187