Um SMS no celular ou uma mensagem no e-mail podem alertar com antecedência os clientes sobre melhorias na rede e falta de energia na sua residência e região. De maneira totalmente gratuita, todos os clientes da CPFL Santa Cruz, distribuidora de energia do Grupo CPFL Energia que atende 448,5 mil consumidores em 45 municípios no Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná, podem se cadastrar para receber esses avisos de desligamentos programados, procedimento adotado quando é preciso desligar a energia para a execução de obras na rede elétrica.
O cadastro dos clientes para recebimento dos avisos pelo celular e e-mail pode ser feito através do site da CPFL (www.cpfl.com.br). Clicando no banner “Desligamento Programado” (disponível na home > canto superior à direita) é feito um direcionamento para a página, em que é possível cadastrar um número de telefone e endereço de e-mail, tendo em mãos o Seu Código (número que consta nas contas de energia de cada unidade consumidora).
Para que serve um desligamento programado e quando ele ocorre?
Os desligamentos programados são procedimentos realizados pela CPFL Santa Cruz para situações especiais, como troca de equipamentos, manutenção na rede e reposição de peças e componentes. Temporário, esse processo é necessário para garantir a segurança dos profissionais, da comunidade e da própria rede.
Através de manobras de carga, a distribuidora sempre mantém desligado o menor número possível de clientes para a execução das obras. Em geral, a CPFL Santa Cruz destina mais de uma equipe para a execução das obras na mesma região e ao mesmo tempo, aproveitando, assim, um único desligamento. Na troca de postes, por exemplo, é comum ver várias equipes trabalhando lado a lado.
A companhia segue a regulação do setor elétrico sobre a comunicação desses avisos, enviando e-mail e carta para os clientes críticos, como os da área da saúde, segurança e serviço de abastecimento de água, e também anunciando em veículos da mídia de massa que abranjam a região que será desligada. Dessa forma, todos ficam cientes da data e horário dos desligamentos e podem programar suas rotinas, evitando possíveis transtornos.
O serviço de informação pelo SMS e pelo e-mail, abrangendo todos os clientes da área de concessão, se soma às formas previstas na regulação do setor. Esses avisos ocorrem apenas em situações programadas, não servindo para situações de desligamentos emergenciais, como os causados por temporais ou acidentes de trânsito.
Fonte: Jornal do Ogunhê.