O Ministério Público vai apurar denúncias de falta d'água em Piraju (SP). Segundo os moradores, a situação se repete todos os anos no período de verão e férias escolares, quando a cidade recebe mais turistas. A falta de água causa transtornos e até prejuízos para empresários.
O aposentado Otaviano Rodrigues reclama do problema que persiste na casa dele desde o fim de 2014. Conforme mostra reportagem da TV TEM, a água que chega é muito fraca e sem pressão. Por causa disso, o morador afirma que leva o dobro do tempo para lavar a louça. Ele ainda conta que o principal transtorno de enfrentou com a falta d’água foi quando recebeu parentes em casa e a torneira estava seca. “Nós ficamos sem água durante vários dias. Começou mais ou menos em 20 de dezembro. Ficava sem água o dia todo. Faltava água a partir das 13h30 e voltava somente lá pelas 2h do dia seguinte, mas é sempre aquele ‘chorinho’ de água”, comenta.
Já a esteticista canina Diane Maia dos Santos tem um pet shop. Para ela, a situação é ainda pior porque interfere nos negócios, além de trazer constrangimento. A empresária lava e tosa cachorros e depende da água para trabalhar. Já chegou a ficar uma semana sem abastecimento e precisou dispensar os clientes.
Ainda de acordo com Diane, a água voltou, mas não como antes. Sai sem pressão da torneira. Ela tem receio de ter que cancelar agendamentos por causa da instabilidade na distribuição de água. “Não tem como realizar o trabalho sem a água. Peço em meu nome e nome de todos aqueles que foram prejudicados que seja tomada alguma providência, que seja feita alguma coisa pelos responsáveis. Não é o primeiro ano que isso acontece. A gente planejar melhor nosso trabalho para não deixar nossos clientes sem atendimento”, destaca.
Ainda segundo os moradores do bairro Enseada, uma denúncia foi feita ao Ministério Público, que vai investigar o caso. Segundo a prefeitura, o volume de água que chega as casas não atende a demanda do município nessa época do ano. O o problema é mais comum nos bairros que ficam na parte alta do município. Disse ainda que já encaminhou um pedido à Sabesp, empresa responsável pelo serviço de água e esgoto na cidade, para que um novo equipamento seja instalado.
A Sabesp informou que, no final de 2014, houve manutenção emergencial na captação de água do município de Piraju. Em razão disso, houve intermitência nos bairros João Maria Arbex e Vila Cantizani. Segundo a empresam, a situação foi solucionada na ocasião e o sistema de abastecimento voltou a funcionar plenamente. A empresa também disse que desconhece a denúncia feita ao Ministério Público sobre o bairro Enseada.