Ex-secretário do governo Poio Novaes usa rede social para comentar as inaugurações das obras do turi


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
  • Categoria :
    Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 118
Jornal O Avaré 09/07/2019 08:03:00

O ex-secretário do governo Poio Novaes, Fernando Alonso usou as redes sociais para comentar as inaugurações das obras do turismo em Avaré

 

Confira o texto:

 

Este final de semana a Prefeitura inaugurou a revitalização da Praça Romeu Bretas - reforma dos quiosques, construção de banheiros, reforma interna e e externa da Concha Acústica, paisagismo e iluminação.

 

Lembro-me muito bem das polêmicas quando eu, enquanto Secretário de Turismo e conjunto com o COMTUR, decidi em 2014 /2015 pela intervenção com recursos do DADETUR nesta praça central. Na época sofri críticas ferrenhas de jornais e vereadores de oposição e nas mídias sociais, durante várias semanas. Ora porque era dezembro e não podia fechar, ora porque era uma obra desnecessária, etc, etc...

 

Na época a praça não tinha banheiro, as lanchonetes dos quiosques em situação precária, a Concha Acústica com sérios problemas de infiltrações e desgaste do tempo. O posto de informações turísticas sem estrutura adequada.

 

Hoje a obra inaugurada, aponta que a decisão da época foi acertada. Mudou a cara do local. Valorizou o pessoal do artesanato. A Concha agora poderá receber o Arraiá do Nhô Musa e FAMPOP sem problemas, porque está adequada para tal. A praça está iluminada. Ou seja, a intervenção valeu a pena. Valeu a pena levar as críticas pois agora ouve-se elogios.

 

Este manifesto não tem a intenção de requerer a paternidade da obra para o governo da época. Não. Tem por objetivo apontar que a atividade turística de uma cidade não é feita do dia para a noite. Obras associadas ao DADETUR são demoradas mesmo, cumprem uma burocracia excessiva junto ao Governo Estadual.
 

Foi assim com a Praça Romeu Bretas, está sendo com as obras da represa, com a revitalização do Camping Municipal iniciada em 2013 e Balneário Costa Azul, muito antes disso.

 

Foi com esta mesma demora burocrática (repito, DADETUR é assim) que foi entregue a iluminação da Praça da Paz / Mirante do Cristo em 2014 - linda até hoje. Foi assim que foi entregue a sinalização turística idealizada em 2015 e entregue em 2017, lembrem-se que a cidade era muito criticada com a ausência de sinalização específica. Seria assim se a obra de revitalização do Mercado Municipal não tivesse sido cancelada. Mas será igualmente demorada e burocrática com o Arenão de eventos na EMAPA, o principal projeto da Prefeitura hoje.

 

O governo de plantão tem mérito de entregar a obra da Praça Romeu Bretas e outras e colher os frutos de todas elas e isto é legítimo e bom que se faça. A cidade tem que amadurecer e observar que políticas públicas não podem ser confundidas com a política de turno. A Estância Turística de Avaré vai além de bandeiras partidárias, a cidade é nossa, temos que torcer por ela, custe o que custar.

 

Ao final vale lembrar que temos famílias inteiras com empregos totalmente dependentes do bom desempenho econômico desta importantíssima atividade turística. Em 2015, ano do último estudo da cadeia produtiva do Turismo avareense, mais de mil pessoas estavam empregadas diretamente no setor. É isso que vale, Turismo bom é dinheiro no bolso da cidade. Nesta fase em que a economia do país vai mal, a atividade turística deve ser tratada com especial atenção.

 

Eu como bom cidadão, especialista e militante do Turismo, crítico e criticado, estou na torcida para que mesmo com atrasos, a cidade siga enfrentando seus problemas do setor com o rigor técnico que o Turismo exige. Que venham outras obras, projetos e eventos. A cidade precisa, a cidade merece.

 

Abraço a todos,

Fernando Alonso 

Turismólogo.

 

 

 

Fonte: Jornal A Estância.


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 187
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também