O nível da Represa de Jurumirim, na região de Avaré (SP), atingiu nesta sexta-feira (11) o nível mais baixo da história para esta época do ano, de acordo com a empresa responsável pela geração de energia da usina.
Atualmente, o nível do reservatório está em 13,92% da capacidade e é considerado um recorde. Dados da Agência Nacional das Águas (ANA) mostram que desde que as medições começaram a ser feitas, em 1993, o reservatório nunca esteve tão vazio no mês de dezembro.
Por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a empresa reduziu a vazão da Usina de Jurumirim de 220 para 150 metros cúbicos por causa do baixo nível da represa.
A ONS diz que o mês de outubro teve a pior estiagem dos últimos 90 anos e que, até terça-feira (8), nas regiões sudeste e centro-oeste, choveu 37% da média histórica para dezembro.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Avaré, a baixa da represa tem afastado visitantes e prejudicado a fauna, e representantes cobram mudanças na geração de energia da usina hidrelétrica.
Usina Hidrelétrica Jurumirim
A Usina Hidrelétrica Jurumirim começou a operar em 1962, perto dos municípios de Piraju e Cerqueira César (SP), para regularização do Rio Paranapanema e abastecimento de energia para a região do médio Paranapanema.
Com potência instalada de 100 MW, este aproveitamento hidrelétrico possui um reservatório com capacidade para acumular cerca de 7,2 trilhões de litros de água, além de abranger uma área inundada de 449 quilômetros quadrados. A empresa CTG Brasil opera a usina e sua concessão vai até 2029.
Fonte: Jornal A Estância.