Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Nessa época de verão, o clima fica mais úmido e as chuvas frequentes podem acabar ocasionando alguns problemas nos imóveis, como mofo nas paredes, bolhas na tintura da casa e até roupas com bolor. Especialistas mostram que é possível lidar com a proliferação dos fungos, manter o ambiente mais bonito e saudável.
A auxiliar de autorização Cristiane Queiroz Ayres Martins conta que se mudou para uma casa em Tatuí (SP) há um ano e meio. Há 3 meses refez toda pintura, mas as manchas pretas nas paredes voltaram a aparecer. Tentou de tudo para tirar a umidade, mas não adiantou. As paredes da casa dela que ficam muitos expostas a chuva precisavam ser impermeabilizadas para o problema ser resolvido de vez.
"Apenas pintar não resolve o problema do bolor porque ele é ocasionada através da umidade, através da chuva e a parede que apresenta essas manchas pretas na casa da Cristiane está virada para onde recebe a chuva, só pintar vai estar escondendo o bolor e não tem como resolver. O ideal é lixar todo o revestimento, no tijolo passar o impermeabilizante e aí então vir com a tinta", orienta a arquiteta Karen Hergessel de Castro.
Segundo o otorrinolaringologista José Otávio Vasques Aires, além do incômodo por causa do cheiro forte, as paredes e móveis tomados por fungos podem prejudicar a saúde de quem não tem nenhum tipo de alergia.
"Mesmo a pessoa que pode não saber que ela é alérgica, isso pode desencadear uma alergia que até então estava dormente. Essa alergia vai dar rinite e as complicações, sinusite alérgica, sinusite fúngica, sinusite bacteriana, otite, laringite, bronquite, asma e sua complicação, pneumonia", alerta o médico.
O médico indica a limpeza com água sanitária e depois a remoção dos fungos com uma bucha, mas o melhor jeito é impermeabilizar as paredes. "Se houver um quarto da casa sem o problema, o alérgico deve ficar lá. Se ele não tem como evitar isso, é preciso uma limpeza frequente, com água sanitária, e fazer a remoção mecânica do fungo morto. Quem vai fazer essa limpeza não pode ser o alérgico porque o produto usado pode causar danos."
Veja algumas dicas para amenizar o problema:
- Afastar os móveis da parede que apresenta o problema a uma distância de pelo menos 5 centímetros;
- Aplicar a mistura de água com água sanitária, sendo a proporção de um por um, sob a mancha na parede e repetir quantas vezes for necessário;
- Vinagre e limão, por serem ácidos, também ajudam a eliminar os fungos. A proporção, nesse caso, é um de vinagre para dois de água;
- Para proteger as roupas da umidade, é possível comprar produto anti-mofo no supermercado, carvão ou giz e deixar dentro do armário.
Fonte: G1.
Notice: Undefined index: categoria in
/home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line
187