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A empresa responsável pelo trem que descarrilou na zona rural de Itapetininga (SP), no sábado (10), montou nesta segunda-feira (12) uma barreira de contenção no Rio Itapetininga para evitar que seja espalhado o diesel e óleo vazados da locomotiva. Os produtos usados no funcionamento da composição chegaram ao rio, mas não há confirmação se houve danos ambientais. O caso é acompanhado pela Defesa Civil e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Nesta segunda-feira, vários funcionários da empresa Rumo Locomotivas estavam no local. Uma base de apoio dava auxilio à equipe. A parte do trilho danificada já foi consertada, mas as três locomotivas não foram retiradas. Seguranças foram contratados e a concessionária alugou uma chácara para servir como dormitório. A expectativa é que o trem seja retirado na terça-feira (13).
A preocupação da empresa é com a possibilidade de um novo vazamento de óleo. Por isso, os funcionários cavaram um buraco ao lado de uma das locomotivas para esgotar o material que ainda existe no interior da locomotiva. A equipe utilizará um caminhão usado por desentupidora pra sugar o óleo.
Caso sejam confirmados os danos ambientais, a empresa será autuada, afirma o técnico da Cetesb Francisco Xavier. “Se houve realmente a presença de óleo a empresa responsável é obrigada a retirar isso daí, ela fica responsável”, conclui.
Entenda o caso
O trem com três locomotivas descarrilou na zona rural de Itapetininga na noite de sábado (10). Com o tombamento, o combustível e o óleo lubrificante usados no funcionamento da composição vazaram para o Rio Itapetininga.
Ao lado do local do descarrilamento há uma chácara onde acabara de ser realizado um casamento. O noivo, o motorista Luiz Francisco de Oliveira, conta o que aconteceu. “Foi grande o impacto, achei que ele [trem] até viria para cima da casa, porque é um negócio muito pesado. Mas graças a Deus não veio, ela só deitou e ficou. Só ficou um cheiro de óleo de motor muito forte”, afirma.
De acordo com a empresa Rumo Locomotivas, responsável pela composição e pelos trilhos, as locomotivas viajavam de Angatuba (SP) para Mairinque (SP) e estavam vazios.
Fonte: G1.
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