Os eleitores do gênero masculino são maioria na eleição 2020 em Avaré, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
No entanto, o número é contrário se comparado com a maioria das cidades brasileiras onde haverá eleições.
São pouco mais de 130 milhões de brasileiros inscritos na Justiça Eleitoral e que estão aptos a elegerem os representantes nas prefeituras e câmaras dos municípios. Do total do eleitorado apto para estas eleições em todo o Brasil, 52,5% são mulheres e 47,5% homens.
Já em Avaré registra 64,5% de eleitores homens e 35,5% de mulheres.
As mulheres passaram a ter direito ao voto em 1932 e a participação feminina na política ainda está em construção.
De acordo com a cientista política Thais Souto, é importante que a pluralidade de gêneros nas eleições aconteça para que toda a população possa ter as necessidades atendidas.
“É importante que a gente tenha uma pluralidade de candidatos eleitos para que a pluralidade da população seja atendida”, explica.
“No caso das mulheres, existem muitas demandas específicas para este pública, com relação à questão da maternidade, vagas em creches, transporte público, educação sexual, políticas públicas que atendam as demandas de jornadas de trabalho e criem possibilidades para que mais mulheres possam participar da política como candidatas, participando do debate público e político trazendo as reais necessidades”, diz Thais.
Fonte G1.