Entre os dias 26 de maio e 1° de junho, a Faculdade Eduvale de Avaré promoveu a nona edição da Semana da Comunicação. Direcionado aos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, este ano o evento aconteceu no Ambiente de Aprendizagem Virtual Eduvale em virtude do enfrentamento mundial pela pandemia da COVID-19 e em cumprimento às recomendações impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema desta edição foi “Os desafios da Comunicação em tempos de pandemia” e a programação reuniu renomados profissionais da área.
“Organizar a 9ª Semana de Comunicação foi um desafio não só para trazer grandes atividades, mas especialmente em virtude da pandemia. Por isso, o tema se mostrou importante apresentando aos alunos uma discussão fundamental. Conseguimos trazer profissionais do mais alto gabarito de várias regiões do Brasil como Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e outras cidades”, pontuou Érick Facioli, coordenador do curso de Jornalismo.
A abertura oficial contou com a participação do Dr. Claudio Mansur Salomão (presidente mantedor da Faculdade Eduvale, vice-presidente da Associação Paulista de Imprensa e membro do Conselho Estadual de Educação) que salientou em um discurso emotivo a importância das tecnologias de comunicação e a capacidade de reinventar-se. Na sequência, os universitários tiveram a oportunidade de conversar sobre cinema e comunicação em um bate-papo descontraído com Renata Boldrini que é apresentadora do canal Telecine, embaixadora da Ingresso.com e conta com vasta experiência na cobertura dos principais festivais nacionais e internacionais de cinema como o Cannes e de entrevistas de artistas como Will Smith, George Clooney, Angelina Jolie e Quentin Tarantino.
Criação publicitária e produção de documentários no cenário atual foram os assuntos em pauta no segundo dia com as palestras de Bruno Favaro (sócio-diretor da Scuderia Propaganda e Scuderia Sport) e Piero Sbragia (jornalista, documentarista e professor universitário com experiência nas três maiores emissoras do Brasil: Rede Globo, SBT e Record).
Já na terceira noite, os convidados Henrique Arakaki (publicitário e supervisor sênior de mídia da agência Y&R) e o jornalista Vinícius Carrasco falaram sobre os desafios e as reconfigurações da área.
Na penúltima noite, Caio Casagrande (jornalista e editor de eventos esportivos da Rede Globo) mediou uma roda de conversa sobre comunicação esportiva.
Juarez Tadeu de Paula Xavier (jornalista e professor de graduação e pós-graduação da UNESP) encerrou a Semana com a palestra “Pandemia e desigualdades sociais e o papel da comunicação social”.
“A 9ª Semana da Comunicação realizada em plataforma virtual proporcionou que os nossos estudantes entrassem em contato com renomados profissionais que as distâncias físicas dificultavam. Recebi várias mensagens dos alunos contando como a experiência foi positiva e isso é muito gratificante, já que era justamente esse o nosso foco: tentar reproduzir on-line o máximo possível do formato presencial”, ressaltou Danilo Berbel, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Eduvale de Avaré.