
Um educador físico de Avaré, no interior de São Paulo, criou um programa que oferece treinamento gratuito para pessoas que se recuperaram da Covid-19. A iniciativa faz parte de um projeto de doutorado desenvolvido em conjunto com uma fisioterapeuta.
Luiz Carlos Alves Júnior é dono de uma academia em Avaré e contou que teve que suspender as atividades do espaço em março do ano passado, quando começou a pandemia. Neste período, ele também teve que encerrar o projeto de doutorado que estava fazendo com um grupo de idosos e pensar em outras possibilidades de estudo em meio à quarentena.
“Em uma reunião com a minha orientadora, ela falou que eu teria que focar em alguma coisa atual, e eu pensei sobre a situação da minha academia. Eles não enxergam como um serviço essencial de saúde, que o exercício físico ajuda a combater as comorbidades”, conta Luiz.
A partir disso, o doutorando em Ciências do Movimento Humano em uma universidade de Piracicaba (SP) escreveu o projeto sobre a importância dos exercícios físicos na recuperação da Covid-19. No fim do mês passado, a iniciativa foi aprovada pelo comitê de ética.
“Eu conheço atletas que tiveram Covid, pessoas que treinavam muito bem, com a capacidade física boa, mas voltaram a treinar e tiveram cansaço, falta de ar. A pessoa realmente fica cansada, fadigada pós-Covid, e o exercício físico ajuda”, explica.
Como funciona
De acordo com Luiz Carlos, no projeto, ele vai fazer vários testes e exames específicos nos participantes para montar um treino individual de acordo com as necessidades de cada aluno. Estagiários serão convidados para ajudar nas avaliações e acompanhar os treinos.
“Os participantes vão poder escolher entre musculação e hidroginástica. Tanto na água quanto na academia, eles terão duas vertentes, que é o trabalho de fortalecimento muscular e resistência aeróbica”, afirma o educador físico.
O morador de Avaré informou que a academia está seguindo à risca todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19, com a higienização dos equipamentos e 70% da capacidade de pessoas.
As inscrições para participar do programa estão abertas até o dia 16 de julho. As sessões serão feitas duas vezes por semana, com agendamento de horário, e o programa segue até outubro.
Luiz Carlos informou que podem participar homens e mulheres, de 30 a 75 anos, que se recuperaram da Covid-19 e estejam aptos a realizarem atividade física, de acordo com atestado médico.
O programa é totalmente gratuito, mas será colocada uma caixa na recepção do local para as pessoas que quiserem contribuir com entidades do município.
Para fazer a inscrição, os moradores podem entrar em contato através do WhatsApp (14) 99641-2676 ou ir até a academia, na Avenida Gilberto Filgueiras, 500.
Fonte: Jornal A Estância.