DUAS EQUIPES DO SESI-SP SE CLASSIFICAM PARA ETAPA NACIONAL DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Jornal O Avaré 16/08/2016 06:28:01

Os times SESI Beta Drones, de Avaré, e SESI Robobio, de Presidente Prudente, estão classificados para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que reunirá mais de 40 equipes de todo o país. O passaporte para a competição, que ocorrerá em outubro, no Recife (PE), foi carimbado no último sábado (13/8), no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo, quando as equipes do interior conquistaram, respectivamente, a primeira e a terceira colocação na final Estadual da modalidade. Agora, é treinar duro para o próximo desafio, que reunirá mais de 150 estudantes de escolas públicas e particulares.     

 

 

Na competição os estudantes terão como missão simular um ambiente de desastre cheio de obstáculos, no qual o resgate das vítimas deve ser feito por robôs completamente autônomos, controlados pela plataforma Arduino. As equipes são formadas por no máximo quatro alunos do Ensino Médio. Para chegar a esse desempenho na etapa estadual, os estudantes aprimoraram seus robôs no Fab Lab Escola SESI-SP, um moderno laboratório de fabricação digital, eletrônica e de programação, localizado na Vila Leopoldina, na Capital.

 

 

O desafio dessa série de competições é baseado nas regras da RoboCup Júnior, organização internacional criada para promover a Inteligência Artificial e a robótica. No Brasil, as olimpíadas científicas tiveram seu início em 1978 e atualmente são apoiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

 

 

A introdução da ciência e da tecnologia na rede SESI-SP iniciou-se em 2008, no ensino fundamental II, para promover a formação do espírito científico entre os estudantes. Atualmente, os alunos do ensino médio também têm a oportunidade de participar de torneios de robótica, que os coloca em contato com conceitos de engenharia e matemática e estimula a pesquisa e o interesse pela ciência e tecnologia.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa SESI-SP e SENAI-SP / FIESP


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 187
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também