No final do mês de abril, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na Faculdade Eduvale em Avaré, a 5ª Conferência Lúdica e a 10ª Conferência dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (Convencional).
A Conferência Convencional teve como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo Conselhos de Direitos”, cujo objetivo foi discutir, elaborar e promover diretrizes para o plano.
Aberta ao público, a Convencional contou com 70 participantes e teve como destaque a realização da palestra sobre o Plano Decenal, no dia 29. Já a Conferência Lúdica, no dia 28, reuniu 85 crianças e adolescentes, tendo como ponto alto apresentações de música pelo Projeto Guri e de dança e teatro pelas crianças da Colônia Espírita Fraternidade.
Na ocasião, o CMDCA elegeu 13 delegados, entre eles 8 escolhidos entre as crianças e adolescentes participantes da Conferência Lúdica, os quais representarão o município na conferência regional, marcada para os dias 19 e 20 de junho, também em Avaré.
O objetivo da regional será avaliar e compartilhar experiências do poder público nas ações efetivas para crianças e adolescentes, além de debater a realidade desse público na região. De acordo com a presidente do CMDCA de Avaré, Cristiane de Moraes Grasselli de Oliveira, as conferências municipais são espaços públicos e democráticos dos quais participam a sociedade civil e representantes das gestões públicas, com o objetivo de avaliar as políticas sociais e construir diretrizes para ações benéficas a crianças e adolescentes do município.