Os alunos do 6º Termo de Licenciatura do curso de Educação Física da Faculdade Regional e Educacional de Avaré (FREA) estarão realizando na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, a partir das 19:30 horas, a educadora física e ex-atleta Beatriz Bonfim, mais conhecida como "Branca". A data marca o Dia do Profissional de Educação Física.
Com coordenação do professor Amauri Maroto, o evento ainda contará com homenagens ao Conselho Regional de Educação Física (Cref) e também a Revista Fisiologia do Exercício. Diversas autoridades do município já confirmaram presença.
Após as homenagens acontecerá um jogo de vôlei entre os alunos da Frea e da Unesp de Botucatu. "Nada mais justo que no dia do profissional de Educação Física a gente homenagear uma educadora do gabarito de Beatriz Bonfim. Ela, com certeza, representar todos os profissionais de Educação Física. Também realizaremos a homenagem ao Cref e também ao ótimo trabalho da Revista Fisiologia do Exercício.
BRANCA - Nascida na cidade de Patrocínio Paulista na década de 50, a esportista Beatriz Bonfim, ou Branca como é mais conhecida, foi uma atleta que adotou Avaré como sua casa. Ela também brilhou no esporte, não somente brasileiro, mas também mundial. Destacou-se no Atletismo e também no Basquete.
Sua vida no esporte começou no Atletismo, onde se destacava na modalidade de Salto em Altura. Em 1967, Branca participou de uma competição em São José dos Campos onde saltou 4 vezes mais alto que a segunda colocada. Foi nesta competição, aliás, que ela recebeu um convite de outros três esportistas avareenses: Tico do Manolo, Raimundão e Jano Carvalho, que a convidaram para vir jogar Basquete em Avaré.
Na época ela recebeu uma carta enviada pela Prefeitura ratificando o convite. Depois de conversar com sua mãe, Branca acabou se mudando para Avaré em 1968. Dois anos depois foi convocada para defender a Seleção Brasileira de Basquete.
Tempos mais tarde a atleta recebeu um convite para atuar no Atletismo pela cidade de Lençóis Paulista, onde permaneceu por 2 anos. Depois disso voltou para Avaré, novamente para atuar no Basquete, na equipe comandada pelo esportista Raymundo Carvalho dos Santos, o Raimundão. Neste período também praticava o Atletismo.
Disputou o Troféu Brasil de 1974 a 1981, onde conseguiu vários recordes. Fez parte da equipe da Fupe (Federação Universitária Paulista de Esportes), onde foi escolhida a melhor atleta em 1979. Foi campeã nas competições realizadas em Curitiba, Brasília e São Paulo. A atleta foi selecionada para a Seleção da América, onde disputou 5 finais das eliminatórias da Copa do Mundo de Atletismo. Disputou o mundial no México em 1979, sendo a única atleta brasileira a chegar à final, onde ficou na 10ª colocação.
Em 1981 foi contratada para atuar novamente no Atletismo pela equipe paulista do Pinheiros. Lá ela disputou o sulamericano de Atletismo na cidade chilena de Santiago. Permaneceu na equipe paulista por 12 anos onde disputou outros 4 sulamericanos. Conquistou vários títulos na Bolívia, Chile, Uruguai e Argentina.
Em 1988 conquistou a primeira medalha de ouro no Atletismo para a cidade de Duartina no Salto em Altura. Voltou para Avaré nos anos 80 onde permaneceu como atleta até 1990. Foi treinadora da Associação Atlética Avareense - AAA durante 30 anos. Branca também foi professora de Educação Física na Faculdade Regional e Educacional de Avaré – FREA por vários anos.
Em 2001 foi contratada como treinadora da equipe de Atletismo pela Secretaria de Esportes, através de sua amiga Rosana Paulucci. Atualmente reside em Avaré. “O esporte foi tudo em minha vida. O esporte alimenta o meu corpo e a oração fortalece minha alma” – Beatriz Bonfim, a Branca.