O plantio de grãos e cereais em Paranapanema (SP) trará benefícios aos produtores da região, avalia o engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Rubens Yamanaka. “Há diversas vantagens como a retenção de água no solo, a não irradiação direta de luz na terra, a prevenção da área contra plantas daninhas, além de promover a rotatividade das culturas criadas nas fazendas”, explica.
Ainda conforme o especialista, outra utilidade proporcionada pelo cultivo de inverno é a manutenção do solo para ser utilizado nas próximas safras. Para Yamanaka, a ação exerce papel fundamental na preservação da área.
Dono de uma propriedade em Campos de Holambra, distrito de Paranapanema, o agricultor Geraldo Van Den Broek investe na colheita de trigo, cevada e milheto. De acordo com ele, a diversidade no plantio fortalece a qualidade da terra. “Fazemos a reciclagem de potássio e fósforo do subsolo”, relata.
Além das vantagens citadas, a questão financeira é outra que atrai a produção no período de inverno. Segundo o produtor Adriano Menk Pinheiro, a safra do meio de ano permite manter o equilíbrio financeiro da propriedade. “Com o retorno do investimento, é possível fazer manutenção da mão de obra e suprir a depreciação das máquinas. A grande sacada da cultura nesta época é continuar trabalhando com custos mais baixos”, completa.