A instabilidade econômica que o país enfrenta impediu a previsão de vendas da Associação Comercial para o Dia das Mães em Avaré(SP). A data comemorativa será em 10 de maio.
Segundo o presidente da Associação Comercial Industrial Agropecuária de Avaré (Acia), Cassio Jamil Ferreira, a situação “nebulosa” da economia faz com que as vendas possam ser tanto menores quanto maiores em relação a 2014. “O comércio está se preparando para atuar com criatividade. É preciso atrair consumidores com sistema de promoções, vantagens, compras a longo prazo, sem entrada. Tudo para que as pessoas ainda possam presentear as mães”, afirma.
Ainda de acordo com o Ferreira, com a crise os produtos considerados mais caros como eletroeletrônicos (televisões), deve haver uma redução na procura. A associação espera uma migração de eletrônicos para o setor de vestuário. “Além de menor preço, o vestuário tem o clima à favor: estamos prestes a entrar no outono, o que naturalmente já aumenta a venda de roupas específicas para a estação”, comenta.
Mesmo sem previsão de vendas em Avaré, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) divulgou que aguarda um aumento de 2% a 3% nas vendas deste ano em todo estado.
Veja dicas da associação:
- Para não ficar inadimplente é importante não assumir um total de prestações que ultrapassem 30% do salário;
- Ficar atento ao prazo estipulado pela empresa sobre trocas. Em caso de defeitos a troca é obrigatória, já em outros cada loja tem uma política individual de trocas de mercadorias.