As crianças que se vacinam contra a Covid-19 em Itaberá, no interior de São Paulo, ganham um presente especial depois da imunização. Além de um bombom, os pequenos voltam para a casa com uma muda de árvore frutífera.
De acordo com a prefeitura, no primeiro dia de vacinação para o público de 5 a 11 anos com comorbidades, na segunda-feira (17), 100 crianças receberam a primeira dose da Pfizer e, consequentemente, uma muda de planta.
Até o final da campanha para essa faixa etária, a expectativa da Secretaria de Saúde é entregar 1.500 plantinhas, número de crianças de 5 a 11 anos em Itaberá.
"Nós estamos entregando um chocolate e uma plantinha para cada criança, o que é uma forma de acalmá-la porque as crianças geralmente têm medo de agulha. Elas sabem que é para o bem delas, mas a picadinha causa medo. Então, essa é uma forma de fazer um agrado e simbolizar a vida", explica o prefeito Alex Lacerda.
A prefeitura informou que as plantas foram adquiridas através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Itaberá, que tem um viveiro de mudas estadual. O projeto é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente.
"Todas as crianças levaram as plantinhas, nenhuma se recusou. E depois os pais recebem orientações sobre como plantar e cuidar. A árvore também vai ser um marco da pandemia para as crianças", afirma o prefeito.
As crianças receberam mudas de goiabeira, jabuticabeira, laranjeira, entre outras frutas. Ainda conforme Lacerda, caso os moradores não tenham espaço para plantar a muda em casa, a prefeitura disponibilizou uma área verde na Vila Bandeirantes para o plantio.
A prefeitura informou que vacinou 100 crianças com as primeiras doses recebidas e que aguarda a chegada de um novo lote para continuar a imunização dos pequenos.
A vacinação contra a Covid-19 em Itaberá é realizada em uma tenda montada na farmácia pública municipal, das 13h às 20h.
Fonte: G1.