Uma menina de apenas 8 anos teria passado mais de cinco mil trotes no telefone de emergência 190 da Polícia Militar de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) durante os últimos cinco meses deste ano. Mas a brincadeira da criança não terminou bem. No início da tarde desta terça-feira (21), ela foi flagrada por uma equipe policial com o aparelho celular na Praça da Juventude, Cohab I.
De acordo com a Polícia Militar (PM), os atendentes do 190 constataram que a pessoa que passava os trotes estava na Praça da Juventude. Os policiais militares foram até o local e se surpreenderam ao observar que a responsável pelas ligações era a criança.
Durante a abordagem, os militares verificaram que o aparelho tinha o mesmo número que, segundo os registros no sistema do Copom, havia efetuado 5.657 ligações no período de 28 de maio até 14 de outubro. Indagada, a menina apenas informou que estava indo para a escola.
Os militares entraram em contato com a direção da escola e, em seguida, a avó da criança foi até o local. As duas foram encaminhadas para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde, após o registro da ocorrência, foram liberadas.
Ainda de acordo com a polícia, pelo fato de ser criança, a ocorrência do trote foi apenas registrada na delegacia. Porém, os militares ressaltam que o trote nada mais é do que a falsa comunicação de um crime e também é crime previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro. A pena para o delito é detenção de um a seis meses ou multa.