Um convênio assinado pela Cooperativa de Laticínios de Avaré (SP) em parceria com uma cooperativa agroindustrial de Castro (PR) deve incentivar a produção de leite na região. O objetivo da iniciativa é o aumento na bacia leiteira graças a assistência técnica e tecnológica a um preço mais acessível aos produtores cooperados.
Com orientação especializada e insumos mais baratos, os produtores podem investir no desenvolvimento dos rebanhos, tornando-os maiores e mais produtivos. É esperado também um aumento no fornecimento de leite e beneficiamento aos pequenos produtores.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Avaré, José Ricardo Cardozo Barreto, com as vantagens a expectativa é de que o número de cooperados cresça em pouco tempo. “Nós temos hoje 110 cooperados. Na sua maioria pequenos produtores. Imagino que se conseguirmos investir em tecnologia, o aumento da produtividade desses pequenos agricultores será expressiva e muito rápida”, afirma.
O criador Paulo Jorge da Silva é um dos pequenos produtores que participará do convênio. Atualmente ele tem 15 animais e fornece por dia cerca de 4,5 mil litros que a cooperativa define o destino. Ele conta que com a nova parceria poderá estruturar melhor a ordenha e dobrar a produção. “O primeiro passo é a gente piquetear essa área e fazer o pastejo rotacionado, já proporcionando uma quantidade maior de animais por hectare. E conseguir atingir o objetivo de produzir 100 litros de leite por hectare. Isso com certeza vai aumentar na nossa região, gerando muitos empregos”, ressalta.
Link do vídeo - http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/08/convenio-para-producao-de-leite-deve-fortalecer-mercado-em-avare.html