“Em Cima do Muro” (Salvador-BA), de Hilda Lopes Pontes, venceu a categoria Melhor Curta-Metragem Nacional no 10º Encontro Cinematográfico de Avaré (Encina).
A cerimônia de premiação foi realizada na noite de quinta-feira, 12, no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”.
Dirigido por Iuri Moreno, “O Malabarista” (Goiânia – GO) foi escolhido o Melhor Curta-metragem de Animação. Já “Fardo” (Assis-SP), de Leda Siloto, saiu vencedor na modalidade Melhor Curta-metragem do Centro-Oeste.
“As Voltas”, dirigido por Amauri Albuquerque, ganhou a categoria Melhor Curta-metragem Avareense.
Os vencedores receberão troféus produzidos pelo artista plástico Márcio Eustáquio, o Chicão. Autor do argumento e da trilha sonora de “As Voltas”, o músico Maú Bruno representou o curta avareense na solenidade. Os demais ganhadores não mandaram representantes e receberão as estatuetas via Correios.
Cerca de 80 filmes vindos de todo o país concorreram na edição. Participaram obras produzidas por amadores e profissionais do audiovisual, muitos deles já premiados em festivais do gênero. “Um Café em Quatro Segundos”, por exemplo, tem a participação do ator Osmar Prado.
Jurado
O júri foi composto pelos professores Gabriel Freitas e Nelson Federicci, pelo ativista cultural Karlo Saintman, pelo artista plástico Sebastião Xavier Lima, pelo cartunista Flávio Oliveira e pelo crítico de cinema Cássio Starling Carlos.
Colaborador do jornal Folha de S. Paulo, Cássio também fez uma exposição sobre o novíssimo cinema brasileiro, focado na produção audiovisual a partir dos anos 2000.
O 10º Encina é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o cineasta Waldir Bronson.
Fonte: Jornal A Estância.