Mais de R$ 5 milhões circularam na economia local durante o evento, segundo estimativa da Associação Comercial
Movimentado pela realização do 25º Congresso Brasileiro da Associação Brasileira dos Criadores Quarto de Milha (ABQM), o Parque Fernando Cruz Pimentel (recinto da EMAPA) recebeu cerca de 6 mil pessoas na última semana. Turistas e público regional prestigiaram o evento que reuniu cerca de 50 estandes de empresas de variados segmentos, como produtos veterinários e agrícolas, equipamentos para cavalos, bijuterias finas, ótica e vestuário, praça de alimentação com restaurantes, bares, cafés e lanchonetes. Até mesmo um salão de beleza e uma lavanderia fizeram parte da superestrutura do congresso.
A ABQM promove três eventos anuais em parceria com a Prefeitura de Avaré, por meio de convênio aprovado pela Lei 1524/2011. Em cada edição são abertas em torno de 300 vagas de empregos temporários. “É bom para a cidade, um privilégio para Avaré ter a ABQM, sempre trabalho aqui”, disse Mariana Aparecida Paulino, do setor de limpeza, que presta serviço na Emapa há 3 anos.
Economia
Segundo a Associação Comercial e Industrial de Avaré (ACIA), o volume financeiro que circula no comércio da cidade supera os R$ 5 milhões durante o evento. “Aumenta a rotatividade tanto em faturamento quanto em fluxo de clientes, registramos 30% a mais nas vendas”, revela Marco Antônio Razzini Filho, empresário do segmento alimentício.
Com três pistas cobertas e iluminadas, o Parque Fernando Cruz Pimentel é hoje um dos mais completos do Brasil, o que o torna apto a receber os principais certames da equinocultura, como o Congresso Brasileiro de Conformação e Trabalho da ABQM e o Campeonato Nacional ABQM, além de mostras de raças contribuindo para o fomento dos negócios da cidade.
Carmen Lúcia Spila, de Marília, montou um restaurante e uma cafeteria no parque. Ela contratou 20 empregados, entre garçons, ajudantes de cozinha, cozinheiros, atendentes e ajudantes de limpeza. O garçom Antônio Ferreira da Silva observa que a maioria das pessoas empregadas no local é de Avaré. “A festa atrai público local e de fora, movimentando hotéis da cidade”, completa.
Não apenas estabelecimentos ligados ao agronegócio movimentam a economia avareense durante o congresso da ABQM. O cabeleireiro Márcio Ferreira levou o seu salão de beleza para o recinto pelo terceiro ano seguido. “É importante porque eu exponho o trabalho do meu salão. Aproveito para conhecer novos clientes, divulgo minha página na internet e torno meus serviços mais conhecidos. Para me instalar, busco patrocínio com marcas do segmento em troca de divulgação delas em meu estande”, disse.
Responsável pela equipe de segurança do local, Márcio Danilo dos Santos, contratou 40 profissionais para trabalhar no recinto. “A ABQM garante o emprego de quem trabalha com segurança, já que esse pessoal vive muitas vezes de fazer bicos”, destacou.