Documento traça metas educacionais para os
próximos 10 anos com sugestões comunitárias
A Secretaria de Educação da Estância Turística de Avaré organizou no último dia 14, nas instalações do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Conferência do Plano Municipal de Educação (PME), documento que deverá atender as diretrizes do Plano Nacional de Educação.
O encontro teve como objetivo debater e definir metas educacionais a serem alcançadas pelo município na próxima década. Mais de 150 participantes, entre representantes das redes municipal, estadual, federal e particular da educação, discutiram sugestões para garantir melhorias no ensino, da etapa infantil ao ensino superior.
Agora, as propostas serão organizadas por uma Câmara Técnica para a elaboração do PME. Posteriormente, o documento será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores.
O texto do plano de âmbito federativo que está em votação na Câmara dos Deputados abrange iniciativas em todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Há também estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.
Debate aberto
Em Avaré, a participação popular no debate e na inclusão de propostas para a área educacional garantiu à formulação do plano uma gestão democrática e com pluralidade de ideias.
Outro fato importante é a abrangência do documento, que se estendeu às esferas estadual, federal e privada, não ficando restrito à rede municipal de educação. A Conferência registrou mais de 170 inscrições e foi acompanhada por representantes da Oficina Municipal e da Assessoria de Imprensa da Fundação Itaú Social.