Começa a vacinação contra a gripe em Avaré
Imunização estará disponível no Posto da Rua Acre e nas Unidades Básicas de Saúde
A partir desta quarta-feira, 23, a Secretaria Municipal da Saúde promove em parceria com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que se estenderá até o dia 2 de maio. A meta da secretaria é imunizar mais de 22 mil pessoas dos chamados “grupos prioritários” : crianças com idade entre 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional. Pessoas que sofrem de doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, imunodepressão, etc.) também poderão receber as doses sob prévia recomendação médica.
Ao longo da semana, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município oferecerão a vacina. A programação da campanha teve de ser alterada (o início seria em 22 de abril, terça) devido ao atraso na entrega das vacinas por parte do Governo Federal em várias cidades da região.
26 de abril - UBSs e USFs em ação conjunta
O "Dia D" de mobilização contra a gripe, um mutirão que buscará vacinar o maio número de pessoas possível, está agendado para 26 de abril, sábado, das 7h às 17h. Além das UBSs, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) oferecerão a imunização. Equipes da Secretaria de Saúde também darão plantão no Largo do Mercado, no centro da cidade.
A vacina disponível na rede pública protege contra os vírus mais circulantes no país (Influenzas A H1N1 e H3N2 e Influenza B), por isso todas as pessoas que se vacinaram no ano passado devem receber a dose novamente. A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
Prevenção - A melhor forma de se proteger da gripe é praticar hábitos saudáveis tais como como manter os ambientes arejados e higienizar as mãos, sempre que possível. Além disso, as pessoas com suspeita de gripe devem procurar atendimento médico o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.
Reações adversas - Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.