Algumas cidades da região de Itapetininga (SP) começam a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (10) de grávidas e puérperas - mulheres que deram à luz até 45 após - sem comorbidades.
Esse grupo será imunizado com a dose da vacina CoronaVac/Butantan, já que o uso da Oxford/AstraZeneca para grávidas foi suspenso depois de uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em Avaré, as grávidas e puérperas sem comorbidades serão vacinadas no Posto Vera Cruz, que fica na Rua Carmem Dias Faria, no Bairro Alto. No local, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Para receber a dose, é necessário apresentar um documento pessoal com foto, comprovante de endereço e documentos que comprovem a gestação ou o período de 45 dias após o parto.
Em Tatuí, gestantes e puérperas precisam apresentar a carteira de pré-natal ou a certidão de nascimento do bebê para tomarem a vacina. A imunização ocorre das 8h às 16h na UBS Central CS1 (pedestres) ou no estacionamento da nova prefeitura (drive-thru), em frente à UPA, das 8h às 17h.
A prefeitura de Cerquilho vai fazer duas ações nesta quinta e sexta-feira (11), das 8h30 às 12h no Centro de Eventos Cidade das Rosas, para aplicar a primeira dose da CoronaVac nas gestantes e puérperas sem comorbidades.
Para se vacinar, é preciso fazer um cadastro no site do governo do estado, levar cópia do documento pessoal com foto e CPF, cópia do comprovante de residência e uma declaração médica indicando a vacinação. As gestantes também precisam levar a cópia da carteira de pré-natal, enquanto as puérperas, uma cópia da certidão de nascimento do bebê.
Capão Bonito também começa a vacinar gestantes e puérperas a partir de 18 anos nesta quinta-feira (10). A imunização é feita em todas as unidades de saúde das 9h às 16h.
Em Taquarituba, a vacinação contra a Covid-19 deste grupo também será realizada em todas as unidades de saúde das 13h às 16h.
Já em Itararé, a prefeitura abriu apenas um agendamento da vacinação para gestantes e puérperas acima de 18 anos sem comorbidades.
Segundo o município, as mulheres devem entrar em contato com a unidade de saúde a qual estejam vinculadas para orientação. Mais informações também podem ser obtidas através da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (15) 3531-2032.
Fonte: G1.