Algumas prefeituras da região de Itapetininga (SP) anunciaram nesta segunda-feira (12) sobre a retomada das aulas presenciais em escolas das redes municipal e privada de ensino. Confira as cidades:
Avaré
A prefeitura de Avaré (SP) anunciou, em uma publicação no semanário oficial, um decreto que autoriza o retorno das aulas presenciais nas redes pública e privada, a partir do dia 19 de abril.
De acordo com o documento, tanto as unidades escolares da rede municipal de ensino, quanto a educação básica e centros de educação infantil deverão retornar às atividades com carga regular.
O documento ainda diz que o retorno dos alunos matriculados será facultativo e a capacidade deve ser de acordo com a fase do Plano São Paulo.
Se o município permanecer na fase vermelha até o dia 19, a capacidade será reduzida a 35%.
Além disso, segundo o decreto, todas as unidades devem seguir os protocolos sanitários de prevenção e enfrentamento à pandemia de coronavírus.
Piraju
A prefeitura de Piraju (SP) informou, por meio de decreto, a autorização do retorno presencial das aulas nas redes privada e municipal da cidade.
Segundo o decreto, as atividades deverão retornar a partir do dia 19 de abril, de maneira gradual e respeitando as normas previstas no Plano São Paulo.
Conforme a prefeitura, o período entre os dias 12 e 16 deste mês será para que as escolas possam se organizar e orientar os responsáveis pelos alunos.
Além disso, o ensino será em sistema híbrido e organizado para atender todos os alunos da rede pública.
Para aqueles que não possuem acesso à internet, as escolas vão disponibilizar seus equipamentos para uso individual.
Itapetininga
A Secretaria da Educação do Estado informou que, todas as escolas estaduais de Itapetininga devem ser retomadas presencialmente nesta quarta-feira (14). No entanto, o município pode vetar esse retorno, caso seja publicado em decreto.
Segundo o estado, o retorno é voltado aos alunos com vulnerabilidade social e é orientado que fiquem em casa os estudantes que tiverem acesso ao estudo a distância.
Onde não volta
Já em Cerquilho, segundo a prefeitura, as aulas da rede municipal seguem em sistema remoto até o final de abril.
De acordo com o Executivo, equipes acompanharão a situação epidemiológica da cidade para definir quando e como será o retorno presencial na cidade.
Sobre as escolas particulares, elas devem seguir especificamente o Plano São Paulo quanto à autorização de funcionamento e às regras sanitárias.
Fonte: G1.