Uma exposição foi montada no Centro Cultural.
Peças da exposição foram criadas por estudantes.
O centenário de nascimento da pintora Djanira da Motta e Silva foi comemorado esta semana em Avaré (SP). A artista que nasceu no município é considerada uma das principais pintoras do Brasil. Exerceu também as funções de desenhista, ilustradora, cenógrafa e cartazista.
Djanira Silva nasceu em 1914 e trabalhou em cafezais da região antes de se mudar para Santa Carina, onde passou o resto da infância. Já adulta, morou no Rio de Janeiro e também nos Estados Unidos. O escritor Gesiel Junior ressalta a importância de se resgatar a história de vida da artista. “Motivar que as crianças desenhem e pintem nos temas da Djanira”, afirma.
Usando telas de arte, alunos de escolas da cidade e jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa homenagearam a artista. As melhores peças ficaram expostas no Centro Avareense de Integração Cultural. No local há um acervo que conta a história da artista por meio de imagens, documentos e objetos usados por ela. A estudante Ketlyn Cristina Viana se inspirou na pintora e teve a pintura escolhida para a exposição. “Eu pensei muito no que a professora sempre dizia da Djanira, daí tive essa ideia e fiz”, conta.
A professora de artes Margarete Paludo acredita que a ferramenta usada para homenagear a artista vai além do incentivo à criatividade. “O projeto vai incentivando também a pesquisar mais os traços, as cores, a biografia da artista”, revela.
O diretor da Centro Avareense de Integração Cultural, Ailton Cesar Camilo De Souza, salienta a importância dos detentos da Fundação Casa na homenagem. “Esse projeto chamado Conhecendo Djanira são banners contando desde a vida, arte e a história de Djanira. Esses baners serão montados em praças públicas e também em escolas que se interessarem pelo projeto”, comenta.