A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) emitiu um alerta à população depois que moradores de Avaré (SP) receberam boletos falsos em nome do órgão.
Segundo a prefeitura, golpistas estão entrando em contato com mutuários pelo WhatsApp ou por e-mail para fazer cobranças falsas e oferecer acordos fictícios com grandes descontos para saldar dívidas.
De acordo com a companhia, para enganar os mutuários, os fraudadores afirmam que estão enviando a mensagem pelo aplicativo porque os postos presenciais da CDHU estão fechados por conta da pandemia do coronavírus.
Até quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Obras e Habitação de Avaré informou que tinha sido procurada por oito moradores por causa da fraude e um deles chegou a pagar o boleto falso. Por isso, um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil investiga o caso.
Orientações
A orientação da prefeitura é que o mutuário não faça qualquer pagamento suspeito. Segundo o município, há casos em que os criminosos enviaram cartas falsas aos moradores com timbre da CDHU e em nome de escritórios de advocacia desconhecidos.
Em nota, a CDHU reforçou que "não negocia nem envia boletos por WhatsApp, não solicita qualquer tipo de depósito, transferência bancária ou PIX para pagamento de boletos ou quitação de débitos".
Segundo o órgão, os boletos da CDHU são emitidos apenas pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil, cujos códigos de barras iniciam com 104 ou 001. Outra orientação é conferir sempre o nome do titular e o endereço do imóvel impressos no boleto.
Ao menor sinal de suspeita e em caso de dúvidas, as pessoas devem entrar em contato com a CDHU pelo e-mail giani.cegarra@avare ou pelo telefone (14) 3711-2543.
Para consultas presenciais, o mutuário deve procurar o Centro Administrativo, que fica na Rua Rio Grande do Sul, nº 1810.
Fonte: G1.