Com o objetivo de criar soluções relevantes para os usuários do Sudoeste Paulista, a CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), destaca nessa semana, que foi comemorado o Dia da Inovação, em 19 de outubro, duas importantes iniciativas inovadoras que foram e são aplicadas em sua concessão.
Uma delas é recente e foi executada durante as obras de conservação especial da superestrutura da Ponte Carvalho Pinto, localizada no km 278,2 da Rodovia João Mellão (SP 255), em Avaré. Os serviços no local foram preventivos, visto que é uma obra de engenharia com mais de 60 anos, contudo, normalmente em obras desse porte, seria necessário interditar totalmente a Ponte, mas para a execução foi concebida uma metodologia diferenciada e inovadora para minimizar esses impactos à sociedade, que ultrapassam os 350 mil habitantes na região e mais de 7 mil motoristas que trafegam diariamente pela Rodovia João Mellão, entre o km 237,7 ao km 288, 1.
“A execução da obra foi planejada com o auxílio de um modelo tridimensional, que possibilitou prever todas as etapas de forma dinâmica e objetiva. Para reestabelecer o bom funcionamento da Ponte, foi necessário substituir 5 vigas da superestrutura. Para isso, foram utilizados diversos equipamentos, entre eles uma treliça metálica especial de 37 metros, içada por macaco hidráulico tipo “Strand-Jack”, diz.
Segundo Fábio Trindade, Analista de Engenharia Rodoviária da CCR Engelog, a conservação especial realizada na Ponte Carvalho Pinto teve diversas complexidades operacionais. “Houve necessidade de realizar procedimentos em terra firme e em plataformas sobre a água. Por isso a escolha da balsa, pois sem ela seria necessário interditar a pista de tráfego para transportar materiais e ferramentas. Então, foi essencial termos esse apoio fluvial”, afirma.
Outra inovação da CCR SPVias é o seu painel de sinalização, que se trata de um equipamento de orientação luminoso sem fio, utilizado principalmente nos atendimentos a veículos pesados. Essa oportunidade, de ampliar a sinalização já existente, foi percebida em junho de 2015. Após essa data, como não havia equipamentos similares no mercado, foram elaborados projetos, pesquisa de fornecedores, estudo de ocorrências e consulta aos colaboradores operacionais para confecção de protótipo e posteriormente do painel definitivo.
De acordo com o gestor do atendimento da CCR SPVias, Carlos Costa, o painel, que visa melhorar sinalização da traseira dos veículos em atendimento quando parados, também pode ser utilizado em ocorrências diversas. “Ele tem fácil manuseio e possui as funções de sinalização luminosas, com LEDs e os strobos. Com esses recursos, é um aliado importante na remoção, guinchamento de caminhões, principalmente a noite. Com ele, evitamos acidentes, com os motoristas que trafegam nas rodovias e com nossos colaboradores”, afirma.
Essas iniciativas inovadoras são só exemplos de uma cultura que a CCR SPVias já pratica em suas unidades de trabalho. Tecnologia de ponta, treinamentos e bons profissionais tem sido, há 20 anos, o combustível para o desenvolvimento das regiões onde a Concessionária atua.
Fonte: Jornal A Estância.