O número de casos de dengue em Bernardino de Campos (SP) já superou todo aquele registrado em 2014, segundo a Vigilância Epidemiológica. Até abril deste ano já são 54 doentes confirmados, contra só dois em todo ano anterior. Deste total, 39 deles foram contraídos apenas no município.
A prefeitura tem feito nebulização nas casas e terrenos, com o intuito de evitar a proliferação do mosquito transmissor. Moradores são avisados com um dia de antecedência. De acordo com a agente do órgão, Cícera Aguilera, a medida serve para verificar se há larvas nas casas. "Se a gente não faz esta vistoria um dia antes, as larvas podem nascer de novo."
Como a pulverização do veneno mata apenas o Aedes aegypti e não a larva, a diretora da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Cristina de Souza, ressalta a importância da colaboração de todos os moradores. “Todos têm que fazer a sua parte.”
Antonia de Oliveira Andrade, moradora da cidade, aproveitou que uma equipe da prefeitura iria recolher o lixo e limpou o quintal da casa onde mora. Ela seguiu as orientações dos agentes de saúde e tirou tudo o que não servia mais. “Recolhi objetos que poderiam acumular água e contribuir para reprodução do mosquito da dengue. A união faz a força”, afirmou.
Já o técnico em mecânica Emerson Rogério Mangolini afirma que não custa parar o que está fazendo por meia hora para ajudar no combate à doença. "Perde um tempo, mas ganha em saúde, já que o trabalho é de prevenção."