Moradores de Angatuba (SP) estão enfrentando dificuldades para chegar até o Bairro Faxinal. Um barranco cedeu em uma ponte e um buraco estreitou a via que liga ao bairro. Até um trator já caiu na ribanceira.
Para passar de moto ou de carro é preciso cuidado. O aposentado Antonio Delfino passa pelo local quase todos os dias, e alerta para os riscos. “Tem que passar devagar e de lado, porque se estiver molhado pode cair no buraco”, diz.
A ponte está coberta pela terra. A estrada liga os bairros Faxinal e Capim na zona rural de Angatuba. Segundo o aposentado José Roberto da Silva, por conta do buraco o caminhão de lixo e o ônibus escolar não passam mais. “A gente quer que melhore. Aqui é uma ponte, só que quando chove roda tudo e está esse buracão. O que que a gente pode fazer?”, lamenta.
A moradora Maria Tereza da Silva registrou a queda do trator na ribanceira há alguns meses. O operador da máquina não teria visto o barranco que cedeu. A queda fez com que o veículo se partisse em três partes. Foi preciso outro trator para retirar o que sobrou.
O motorista Miguel Cordeiro de Oliveira se queixa que o problema é antigo e preocupa. “Isso aqui é grave, imagine se distrair e cair no buraco. É muito perigoso”, afirma.
Os moradores dizem que há alguns dias a prefeitura enviou uma máquina para nivelar a estrada rural. Mas não houve obras na ponte. Eles temem o período de chuva que está por vir. “Quando chove fica aquela valeta, porque a água vem e leva tudo”, reclama a dona de casa Rosi Reni da Silva.
A Prefeitura de Angatuba informou, por nota, que enviou no último sábado (8) uma equipe de engenharia até o local para verificar o problema. Os reparos devem ser feitos na semana que vem.