Programação inclui shows no Largo São João e Largo do Mercado
Os amantes da boa música terão lazer garantido no final de semana em Avaré.
Começa na sexta-feira, 30, e prossegue até domingo, 1º de novembro, o 5º Festival de Choro. A programação inclui shows na Praça da Independência (Largo do Mercado), no Largo São João e no Clube do Choro (Rua Voluntários de Avaré, 1449).
Entre sexta e domingo, as apresentações no coreto do Mercado Municipal serão às 10h; no Largo São João às 20h30 e as tradicionais rodas de choro no Clube do Choro, às 22h. Na sede do clube, haverá também oficinas para músicos e interessados pelo gênero musical.
“Estamos promovendo um evento musical de alto nível artístico com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria de Cultura do Estado de SP. A Prefeitura está custeando apenas 25% do orçamento do festival. É um evento familiar e aberto a todas as idades”, diz Gilson Câmara, secretário de Cultura.
Convidados
Na sexta, às 20h30, no Largo São João, o clarinetista Nailor Proveta executará clássicos do choro e de seu CD Coreto no Leme. Integrante da Banda Mantiqueira, ele integrou a orquestra do maestro Sylvio Mazzucca e já acompanhou Milton Nascimento, Gal Costa, Raul Seixas, Guinga, Yamandú Costa, entre outros. Hoje atua em estúdios de gravação como instrumentista e arranjador, tendo participado de centenas de gravações dos mais importantes artistas brasileiros.
O violonista Gian Corrêa é atração de sábado. Bacharel em Violão Popular pela Faculdade da Cantareira, ela lançará seu CD Mistura 7. O show começa às 20h30, no Largo São João.
O encerramento do festival no domingo terá no palco o bandolinista Déo Rian. Aluno de Luperce Miranda e Jacob do Bandolim, ele iniciou sua carreira musical na rádio Mauá com o Quinteto Villa-Lobos. Com mais de 15 discos gravados, apresentará seu novo trabalho “Déo Rian 70 Anos e Regional Imperial”. Neste espetáculo, além de choros que viraram clássicos depois que ele os gravou, ainda apresenta músicas de sua autoria acompanhado pelo Regional Imperial, formado por João Camarero (violão 7 cordas), Junior Pita (violão), Lucas Arantes (cavaquinho) e Rafael Toledo (pandeiro).
Oficinas
As oficinas do Festival serão no Clube do Choro no dia 31, às 13h, com Rafael Toledo (percussão), 15h, com João Camarero (violão), 17h, Déo Rian (história do choro), dia 1º, 14h, com Lucas Arantes (cavaquinho), 16h, com Gian Corrêa (roda de choro).
Shows – Largo São João às 20h30
Sexta: Nailor Proveta
Sábado: Gian Corrêa
Domingo: Déo Rian 70 Anos e Regional Imperial
Oficinas – Rua Voluntários de Avaré, 1449
31/10 – 13h – Percussão – Rafael Toleto
31/10 – 15h – Violão – João Camarero
31/10 – 17h – História do Choro – Déo Rian
01/11 – 14h – Cavaquinho – Lucas Arantes
01/11 – 16h – Roda de Choro – Gian Corrêa