Uma campanha para cadastro de possíveis doares de medula óssea será realizada nesta sexta-feira (15), das 18h às 22h, em Avaré (SP). Serão dois pontos de coleta: em uma faculdade particular que fica no Jardim América e outro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP).
Os interessados devem preencher um formulário com dados pessoais. Uma amostra de sangue para testes será coletada. Os testes determinam as características necessárias para a compatibilidade.
Os resultados são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento dos dados dos doadores e dos pacientes que precisam de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é chamado para exames complementares e para realizar a doação.
A faculdade particular fica na Av. Prefeito Misael Euphrásio Leal, 347, Jardim América. Já o IFSP fica na Avenida Professor Celso Ferreira da Silva, 1333, Jardim Europa.
Veja orientações do Instituto Nacional de Câncer (Inca):
- De acordo com o Inca, qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea (não ter doença infecciosa ou incapacitante). Uma vez no cadastro, o doador poderá ser chamado, se identificado como compatível com algum paciente, até os 60 anos.
- A chance de encontrar uma medula compatível fora da família é, em média, de uma em 100 mil, por isso a importância de vários doadores;
- É importante que sejam mantidos atualizados os dados cadastrais para facilitar e agilizar a chamada do doador no momento exato.