Representada pelo secretário municipal da Agricultura e Abastecimento, Rico Barreto e pelo diretor regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Eliseu Aires de Melo, a Estância Turística de Avaré tomou parte, no último dia 15 de dezembro, do I Encontro das Cadeias Produtivas do Setor Agropecuário Paulista, organizado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.
Ações para impulsionar a agropecuária paulista, reconhecimento de casos de sucesso e a potencialização da agricultura sustentável foram os temas abordados durante o evento ocorrido no Palácio dos Bandeirantes, que reuniu produtores rurais, membros de 20 cadeias produtivas de todo o Estado, além de dirigentes do setor.
“Foi uma excelente oportunidade para que as lideranças produtivas de todo o Estado manifestassem seus anseios e dificuldades em suas respectivas regiões. O agronegócio precisa se fortalecer e garantir sustentabilidade e fortaleça a estrutura do setor”, destacou Rico
"Este foi um ano que não foi fácil, mas como se diz, a agricultura foi quem salvou a lavoura. Foi quem segurou o emprego e ajudou a economia", enfatizou o governador Geraldo Alckmin. "Teremos outro ano que também não será fácil, mas tenho certeza que poderemos avançar mais e recuperar a atividade econômica", previu.
Ainda de acordo com o governador, para melhorar a economia será preciso um conjunto de políticas públicas, especialmente, a agrícola. "Entendo que deveremos fazer um esforço em conjunto na questão do plano de safra plurianual, até por uma questão de crédito e de segurança do ponto de vista de produção", disse.
"O corporativismo tem sido um importante instrumento para podermos associar os pequenos e médios agricultores e dar mais um passo na cadeia produtiva, agregando valor e melhorando a renda dos produtores", concluiu Alckmin.
Palestras
Além do governador, falou no evento o deputado Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento, sobre o tema "O setor agropecuário paulista e seus desafios". Já o professor e engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues discorreu sobre "A virtude e a Atualidade do associativismo". Marcos Fava Neves, professor e engenheiro agrônomo, apresentou o tema "Conceito de Cadeias Produtivas". Por fim, o ex-secretário de Meio Ambiente e Agricultura do Estado, Xico Graziano, abordou o tema "Agricultura Sustentável".
No encerramento, Alckmin também assinou o decreto de criação do grupo de trabalho para elaboração do plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) e também o que reorganiza o Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.