A Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação firmaram parceria com o objetivo de estimular a produção de alimentos orgânicos na rede municipal de ensino.
A iniciativa, que cumpre a diretiva do Programa Município “VerdeAzul”, foi materializada por meio de uma horta que está sendo cultivada no Centro de Educação Infantil “Profª Nadime Chibani Marques”.
O Meio Ambiente forneceu mudas e adubo orgânico, este último oriundo da produção da compostagem feita no Horto Florestal de Avaré. Uma funcionária da unidade, por sua vez, faz a manutenção, a adubação orgânica e o plantio de mudas.
Os alimentos serão consumidos pelos 92 alunos do próprio CEI. Eles também vão auxiliar nos cuidados e produção, aprendendo princípios de Educação Ambiental e desenvolvendo o senso de responsabilidade.
Sustentabilidade
No processo de agricultura orgânica são aplicados conhecimentos ecológicos dentro de uma visão holística e de sustentabilidade. Não há utilização de adubo, agrotóxico, conservantes químicos ou organismos transgênicos.
Sem a emprego de defensivos químicos, a qualidade da água e dos alimentos é preservada, bem como o lençol freático, já que o manejo adequado garante a fertilidade do solo e promove a manutenção da biodiversidade.
Fonte: Jornal A Bigorna.