A prefeitura de Avaré (SP) estuda adotar o uso de pulseiras para identificar moradores com sintomas de Covid-19. O acessório seria fornecido pela Secretaria de Saúde, que também é responsável por fiscalizar e acompanhar os pacientes.
O projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade na segunda-feira (10) e encaminhado para análise do prefeito Jô Silvestre (PTB), que pode sancionar ou vetar.
De acordo com o documento, os pacientes examinados e que apresentarem sintomas da doença, obrigatoriamente, serão identificados por uma pulseira fornecida pela Saúde.
Já aos moradores que convivem na mesma residência que pacientes suspeitos, também precisarão ser identificados.
Durante a quarentena, conforme a Câmara, a pessoa que estiver isolada não poderá sair de casa, precisando evitar contato com pessoas na rua.
No entanto, caso o morador isolado tenha necessidade de atendimento médico, poderá deixar o isolamento, desde que seja identificado para que os protocolos de saúde sejam adotados.
Como funciona:
Na unidade de saúde, clínica, farmácia ou laboratório em que forem confirmadas ou apontadas a suspeita da doença, as pulseiras serão colocadas por profissionais de saúde e somente eles serão autorizados a retirá-las dos moradores, se o resultado der negativo.
Caso os pacientes violem a medida, a ação acarretará em sanções administrativas, civil e criminal. Além disso, os profissionais de saúde realizarão visitas ou ligações esporádicas para que seja feita a fiscalização do uso da pulseira.
Caso seja constatada a ausência da pulseira, o profissional vai registrar a infração, que será repassada ao Ministério Público. A multa prevista para quem desrespeitar a medida é de mais de R$ 400, e dobra em caso de reincidência.
Fonte: G1.