A região de Avaré (SP) avançou para a fase 3, a amarela, do Plano São Paulo de flexibilização da economia. O anúncio foi feito pelo governo estadual durante uma coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta sexta-feira (7).
Os municípios da região de Avaré fazem parte, do Departamento Regionais de Saúde (DRS) de Bauru e, que foram reclassificados da fase laranja para a amarela.
No fim de julho, o governo anunciou mudanças nos critérios necessários para que uma região passasse da fase laranja para a amarela.
Anteriormente, era necessário que a taxa máxima de ocupação de leitos de UTI fosse de 70%, agora o percentual pode ser de até 75%.
A cor no mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes. Esses indicadores são avaliados com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região.
• Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
• Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
• Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
• Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
• Fase 5, azul: "normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene
A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada sete dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).
Fonte: G1.