O atendente virtual Poupinha, do Poupatempo, acaba de ganhar uma nova função para facilitar a vida dos cidadãos. Agora ele ajuda as pessoas com Carteira de Identidade (RG) do Estado de São Paulo a tirar o Atestado de Antecedentes Criminais pela internet. O documento é emitido na hora e enviado no formato digital por e-mail, sem nenhum custo.
O Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), e atende 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Ele agenda horário para quem precisa ir a um dos 72 postos fixos do Programa Poupatempo do Governo do Estado de São Paulo.
Em pouco mais de dois anos, desde que entrou em operação, o robozinho do Poupatempo já trocou mais de 266 milhões de mensagens e realizou 11,2 milhões de agendamentos de horários para pessoas que precisaram ir ao Poupatempo. Ele atende em linguagem natural, por meio de uma caixa de diálogos (chat), e chega a ser confundido com um atendente humano: já recebeu mais de 1,3 milhão de mensagens de respostas simpáticas contendo expressões como 'Obrigado' ou 'Deus te abençoe'.
A nova funcionalidade do Poupinha é parte da estratégia do Poupatempo de facilitar cada vez mais a vida das pessoas, oferecendo serviços por canais eletrônicos. Assim as pessoas economizam tempo e podem concluir o atendimento virtualmente, sem necessidade de atendimento presencial. "Trabalhamos para incluir cada vez mais serviços nos canais eletrônicos, aproveitando as novas tecnologias para aproximar o Estado do cidadão", afirma Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, empresa de tecnologia da informação do Governo de São Paulo que faz a gestão do Programa Poupatempo.
Para tirar o Atestado de Antecedentes com o Poupinha é necessário fazer cadastro no Portal do Poupatempo. O cidadão cadastrado tem acesso a outros serviços online, como consultas de agendamentos ou do setor de Achados e Perdidos e formulários do Serviço de Investigação e Reconhecimento de Paternidade. "O Poupinha usa inteligência artificial e está aprendendo novos serviços", acrescenta o Mascellani Neto.
Outros canais eletrônicos usados pelo Poupatempo são o aplicativo 'SP Serviços' e os totens de autoatendimento espalhados em postos e também em estações de trem e metrô, shoppings e supermercados. Os 114 totens instalados desde 2016 já prestaram 643,8 mil serviços. Eles são usados por 1,2 mil cidadãos por dia em média. Já o aplicativo SP Serviços, que fornece informações do Poupatempo e diversos outros serviços de órgãos do Governo de São Paulo, já foi baixado mais de 3 milhões de vezes desde 2017.
Como agendar atendimento no Poupatempo
Para garantir conforto e eficiência nos atendimentos, o Poupatempo atende com hora marcada. O agendamento pode ser realizado pelos seguintes canais de atendimento:
Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;
Poupinha: assistente virtual disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo;
Aplicativo SP Serviços: acesso a informações e serviços pelo celular ou tablet.
Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial. Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (endereços em www.poupatempo.sp.gov.br).
Atendimento eletrônico: Agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Fonte: Jornal do Ogunhê.