Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Os pets são ótimos companheiros no dia a dia e, na hora do lazer, não poderia ser diferente. Mas o que muita gente não sabe é que, assim como as crianças, os bichinhos de estimação também precisam de cuidados especiais para serem transportados nos carros. A advogada de Bauru (SP) , Thaís Viotto, sabe muito bem disso. "O que mais se encaixa para o bem-estar do animal é a guia com o cinto, porque ela dá mobilidade. Ele pode se deitar com tranquilidade no banco de trás", conta.
Além de se preocupar com o transporte adequado do cãozinho Cauã, a advogada sempre leva na bolsa água, ração e a caderneta de vacinação do animal. Tudo para garantir um passeio agradável ao amigo de quatro patas. "Se ele estiver seguro e você prevenido, não tem problema nenhum em viajar com o seu animalzinho", acredita Thaís.
Se atentar à condução apropriada dos animais, além de garantir o bem-estar do seu companheiro, pode evitar transtornos, como acidentes e até mesmo multas de trânsito.
"É proibido conduzir o animal no veículo entre as pernas e braços, tanto do condutor quanto de passageiros. Isso é proibido pelo Código de Trânsito e se enquadra como uma infração média. O motorista perde quatro pontos na habilitação e paga uma multa de R$ 130", explica o tenente José Sérgio de Souza, comandante do Pelotão de Trânsito.
A famosa cena dos pets curtindo o vento e a paisagem também não é permitida. Todos os animais devem ser transportados dentro do veículo para evitar acidentes. "Transportar o animal do lado externo do veículo não é permitido e também perigoso. O animal não pode atrapalhar a dirigibilidade do veículo. Ele não pode trazer o perigo do condutor se envolver em um acidente de trânsito", diz o tenente.
Para evitar multas e incidentes, os donos devem utilizar caixas de transporte, cadeirinhas específicas para animais ou, até mesmo, coleiras adaptadas. Os animais devem sempre estar presos pelo peitoral e nunca pelo pescoço, o que evita estrangulamento.
Além dos cuidados com a condução dos bichinhos, também é necessário estar com as vacinas em dia. "É bom estar sempre com as vacinas necessárias para cada espécie de animal em dia. Se o animal for à praia, ele precisa tomar um vermífugo pelo menos uma semana antes de ir, porque o pernilongo que existe nessas regiões transmite um verme que afeta o coração do cachorro", orienta a médica veterinária Izabel Garib.
Fonte: G1.
Notice: Undefined index: categoria in
/home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line
187