Dentre os 350 pólos, são-manuelenses tiveram destaque
O Projeto Guri de São Manuel ficou entre os onze selecionados na segunda edição do concurso Guri Consciente, uma das ações promovidas pela organização social de cultura. Participaram da premiação todos os 350 pólos.
Criado em 2008, a partir da mobilização por livre e espontânea vontade de colaboradores do projeto “Amigos do Guri”, o programa Guri Consciente visa despertar a consciência da sociedade com base em quatro pilares principais: cidadania e direitos; meio ambiente e sustentabilidade; saúde; ética e diversidade.
Em resumo, significa idealizar e colocar em prática ações sustentáveis, que promovam a mudança de hábitos, usos e costumes, melhorando a nossa convivência coletiva e qualidade de vida.
Para participar do concurso, que foi instituído em 2013, os alunos do Guri devem formar grupos e elaborar ações de interação sociocultural por meio da música. Os projetos vencedores recebem recursos financeiros para sua execução.
Os alunos do pólo São Manuel, auxiliados pela coordenadora Maria Jamile Zorkoti Viedoli, elaboraram o projeto “Aprendendo a cuidar da terra com música”, que consiste em construir uma horta orgânica. Os produtos plantados e colhidos serão utilizados para o consumo no lanche dos jovens músicos e assim que conseguirem aumentar a produção, eles também estarão doando os alimentos para pessoas carentes e entidades da cidade.
No projeto consta também que pais dos alunos estarão ajudando no desenvolvimento da horta, isso proporcionará mais envolvimento das famílias. Os preparos da terra já iniciaram e até o final de setembro a horta estará pronta e produzindo.
Além de São Manuel, estão entre os selecionados, em órdem alfabética, os polos de Avanhandava, Bocaina, Cerquilho, Ibirá, Presidente Venceslau, Regional Presidente Prudente, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana e Vinhedo.
O Projeto Guri também recebe subsídios da Prefeitura, através da Diretoria de Cultura.