Adolescentes que formam o grupo “Contação de Histórias” usam temas de fácil compreensão para estimular a leitura em escolas municipais da região
Com uma apresentação de “Contação de Histórias”, oito jovens que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Madre Tereza de Calcutá II, em Iaras, se apresentaram para cerca de 100 crianças com idades de 6 a 10 anos. A apresentação aconteceu ontem (31 de março) na escola Norma Lilia, no município de Avaré.
Em sua nona exibição, o projeto existe desde 2013 e foi idealizado pela coordenadora pedagógica do centro, Valéria Aparecida Negrão de Abreu. O objetivo é estimular a leitura dos jovens e das crianças, além de contribuir para melhorar a performance dos adolescentes quando estão diante do público. “Para os jovens é maravilhoso, porque eles sentem que são capazes de fazer o bem ao próximo e reconhecem a importância da leitura”, declara a coordenadora pedagógica, Valéria.
Os jovens treinam e se preparam para as apresentações em uma oficina que complementa a agenda multiprofissional do centro. “Quando eu me apresento, me sinto muito valorizado pela sociedade porque eu vejo que não existe preconceito e que posso fazer a diferença, diz João (nome fictício), de 18 anos, que pretende fazer o mesmo para o seu filho, de 1 ano e meio.
A oficina Contação de Histórias acontece duas vezes por semana e tem duração de 1h30. Os livros usados durante as aulas são doados pela Fundação Educar da D. Pascohal, que possui um programa específico que incentiva a leitura de crianças e adolescentes.
A oficina de contação de histórias nasceu a partir de uma atividade anteriormente realizada, a sala de leitura, na qual os adolescentes eram incentivados a ler livros – inclusive parágrafos em voz alta para treinar a dicção e discutir os assuntos abordados. A ideia, então, evoluiu para ler histórias para crianças.
Até hoje, a oficina Contação de Historias já se apresentou em 9 escolas em cidades próximas ao município de Iaras, sendo elas, Avaré, Óleo, Manduri e Cerqueira César. A apresentação é gratuita.