A VOZ DA REPRESA A Voz do Vale
Costa Azul ed. 25/04/2015
& Adjacência
“A crítica ou o elogio de cara nova”
por: Carlos “Cam” Dantas
e-mail: avozdarepresacam@gmail.com
Reivindicações para Costa Azul e Ponta dos Cambarás
O Conselho Comunitário do Balneário Costa Azul, entidade que esta sendo formada, ligada a ADERJ - Associação “Defensores da Represa de Jurumirim”, apresentou durante reunião ocorrida no bairro uma série de reivindicações ao setor técnico-financeiro-contábil do Município, solicitando que tais obras fossem inseridas na LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Executivo deve enviar até o dia 30 de abril para apreciação e votação do Legislativo, provavelmente ainda no mês de Maio vindouro. Dentre os benefícios requeridos, a maioria é viável de um pronto atendimento, ainda porquê, com a criação da SEMUS - Secretária Municipal de Serviços, desvinculada da Secretaria de Obras e Habitação, uma unidade de despesa voltada para a região da Represa foi criada dentro da Peça Orçamentária de 2015, possibilitando agora que a localidade seja atendida com algumas dessas benfeitorias reclamadas desde muitos anos atrás.
Balneário Costa Azul
– RETROESCAVADEIRA - Adquirir uma unidade para trabalhos exclusivos região da represa.
– CAMINHÃO VASCULANTE - Adquirir duas unidades para trabalhos exclusivos região da represa.
– RAMPA PARA BARCOS - Reformar a rampa existente nas proximidades (logo após) o Posto de Observação dos Bombeiros que será construído no Calçadão do Costa Azul.
– ILUMINAÇÃO E COBERTURA DA QUADRA DA ESCOLA “CELINA BRUNO” – A iluminação pode ser realizada com o material que seria usado na Ponte Carvalho Pinto (luminária completa - holofotes) reservado no almoxarifado da Prefeitura em 2012, mas que a Procuradoria do Município (leia-se Drª Celia) impediu seu uso, alegando que a compra era decorrente de uma concorrência “enrolada” que estava para decisão judicial. Agora que “desenrolou”, então... Já a cobertura, com verba FUNDEB.
– CALÇAMENTO COM LAJOTAS SEXTAVADAS DA RUA ORION E BACIA DO PLATA (rua de acesso a Escola) = 350,00ml ≈ 2450,00m² - fora contorno praças.
– PARQUE AQUÁTICO PARA O CAMPING - revindicação antiga da ADERJ e do vereador David Cortez.
– ANTENA WI-FI PARA PRAÇA “ROBERTO MOURA PINTO - ROBERTO SERVE”.
– CALÇAMENTO COM LAJOTAS SEXTAVADAS RESTANTE RUA CONSTELAÇÃO (da rua Via Láctea até o final) ≈ 7.200,00m² (+) TRECHO DA MARGINAL DA MATA (da caixa d’água Sabesp até esquina da Av. Grande Lago) ≈ 7.000,00m².
– CUSTEAR PARCERIA COM SABESP para recompor Leito Carroçável das ruas com canos aflorados.
– CUSTEAR REFORMA OU CONSTRUÇÃO DE SALA PARA INSTALAÇÃO SEÇÃO ELEITORAL na Escola “Celina Bruno” – para atender eleitores Região da Represa.
– CONCLUIR PRAÇA ROBERTO SERVE - Centro de Convivência do Idoso:
1 - Terminar “Cancha de Malha”;
2 - Terminar Pista de Caminhada;
3 - Executar os dois pontos de alongamento e relaxamento conforme projeto (esquina com Av. Grande Lago);
4 - Instalar tabuleiros fixos de xadrez, dama, mesa de pingue-pongue (tênis de mesa) e duas mesas para truco;
5 - Reformar telhado Bocha (material já foi comprado);
6 - Iluminar a praça;
7 - Instalar Parque Infantil - (obs: reformar os brinquedos que serão retirados da Orla da Praia Costa Azul. Naquele local serão instalados brinquedos novos, previstos no contrato obras de revitalização da Praia (2ª etapa calçadão).
– BANCOS DE CONCRETO para a Orla da Praia e no parque infantil;
– LIXEIRAS para a Orla da Praia;
– LIXEIRAS para todas as ruas do Balneário;
– COBERTURA dos pontos de ônibus;
– IMPLANTAÇÃO DE ROTATÓRIA nas confluências das avenidas Marginal da Mata com a do Progresso (Praça Cruz da Carmela) nos moldes da existente na avenida Pinheiro Machado com rua Lineu Prestes;
– GALPÃO PARA CENTRO SOCIAL E RECREATIVO - (Obs: construir na área devoluta do Estado (DER). Ali existe espaço suficiente, até para doar uma parte para o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais construir a sede campestre);
– AMBULÂNCIA – Exclusiva para Região da Represa;
– UBS - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE -
Opção 1: Ampliar e fazer pequena reforma onde esta instalado o Posto Policial que pode funcionar na casa onde a administração do bairro atende os moradores;
Opção 2: Construir na área Devoluta do Estado (DER) anexo à Escola “Celina Bruno”;
Opção 3: Construir nos terrenos de propriedade do Município (obs: A Prefeitura tem mais de 10 terrenos no Costa Azul III, na rua Constelação e imediações)
– CONSTRUIR VESTIARIOS e dois lances de arquibancada no campo de futebol existente - (Obs: diminuir as dimensões do campo para o tamanho padrão “society”).
Loteamento Ponta dos Cambarás
– ILUMINAÇÃO DA AVENIDA DE ACESSO (DO TREVO SP255 ATÉ LANCHONETE TOA TOA) - Uma das reivindicações antigas do Conselho Comunitário do Loteamento Ponta dos Cambarás. Na reunião ocorrida em dezembro no Costa Azul com Jaime Pepe/Waldir Rodrigues e Elias, foi sugerido usar o material comprado para a iluminação da Ponte Carvalho Pinto, que não mais irá ser realizada, mais o material (braços e luminárias) que será retirado da Av. Costa Azul (Calçadão).
– CONSTRUÇÃO DE GALPÃO PARA CENTRO DE CONVIVÊNCIA.
– CRIAR EQUIPE FIXA PARA LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE RUAS.
– CUSTEAR PASSAGEM DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA PARA SABESP.
– CUSTEAR RECUPERAÇÃO DE ÁREAS VERDES INVADIDAS.
– INSTALAR POSTO MÉDICO. (reformar prédio abandonado da escola)
– CONSTRUIR DOIS PONTOS DE ÔNIBUS COM COBERTURA (Um nas proximidades do Haras/Mercearia Schimidt e outro ao lado do Toa Toa).
– CONSTRUIR QUADRA PARA FUTEBOL DE AREIA.