A VOZ DA REPRESA A Voz do Vale
Costa Azul ed. 19./12/2015
& Adjacência
“A crítica ou o elogio de cara nova”
por: Carlos “Cam” Dantas
e-mail: avozdarepresacam@gmail.com
# “Tá duro de lidá”: Dengue volta preocupar; também a “Chikungunya” e agora o “Zica”
Integrantes do comando da VISA – Vigilância Sanitária de Avaré fizeram verdadeira “Via Sacra” pelas emissoras de rádio da cidade recentemente, alertando sobre o aumento de casos de dengue no Município em razão do tempo quente e chuvoso que atravessamos. “A melhor forma de se evitar a dengue, [também a chikungunya e o zica-vírus] é combater os focos com o acúmulo de água, locais propícios para a criação da larva do AEDES AEGYPTI, mosquito transmissor das doenças”. Os técnicos da VISA ainda recomendaram ser importante descartar corretamente latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos e vistoriar regularmente vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas vazias nos engradados, tambores, latões, cisternas, além de outros locais onde a água da chuva é coletada ou armazenada. Dentre os recipientes citados que acumula água, os terrenos baldios (em grande quantidade) aqui na região da represa se destacam como depositários, deixando os moradores apreensivos; ainda que o pessoal da vigilância tenha acalmado a população desta parte da represa esclarecendo que no Costa Azul, até o momento, não foi encontrado mosquito “AEDES AEGYPTI”, sim o seu primo pobre e inofensivo, o AEDES ALBOPICTUS (Huumm!!).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Outro ponto preocupante são as casas desocupadas, com mato alto escondendo latas e garrafas vazias, verdadeiros criatórios do mosquito. Imóveis com piscinas cheias de larvas do “bichinho” são apontados, mas a fiscalização está inerte apesar das reclamações. E o absurdo disso tudo foi o técnico da VISA ter destacado respondendo uma ouvinte, que as denúncias precisam ser protocoladas na sede da Vigilância, no “Avaré Water Park”, pois só assim é que uma providência efetiva será tomada, já que por telefone não às aceitam. Com todo o respeito que esse funcionário público Municipal no exercício da função nos merece é precisa enfatizar: “Vá plantar coquinho pra ver se nasce Palmeira, sô!”. Contudo, do jeito que a coisa anda, é bem provável que venha “Coríntia”.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
# “Tá duro de lidá”: Costa azul não pode se transformar em um prostíbulo.
Proteste! Critique! “Meta a boca no trombone”. Denuncie! Prostituição é crime! (Quer dizer, em determinadas ocasiões). Contudo, ao envolver menor de idade na orgia, torna-se crime por inteiro. Recentemente (novembro último) foi anunciado, inclusive pela Tv Tem, que “Jovens de Itaí teriam sido estupradas na represa” relatando o abuso sexual cometido a uma adolescente de 14 anos e uma jovem de 18 anos. Segundo as autoridades policiais, um vídeo com imagens do abuso foi divulgado por um aplicativo de celular. A filmagem mostra as meninas supostamente embriagadas (sendo as bebidas adquiridas no bairro, outro crime segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente) na companhia de cinco rapazes. Uma está sendo aparentemente estuprada por um homem e outra tenta evitar o abuso, chegando a se arriscar para sair pela janela do quarto. As garotas, quando ouvidas, alegaram que foram embriagadas, inicialmente num bar/lanchonete do Costa Azul e em seguida, abusadas pelos rapazes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
No feriado prolongado de Finados, outro caso “suigeneris” (um, entre, quem sabe, dezenas de outras ocorrências verificadas) foi muuiito comentado no Balneário Costa Azul. Esse diz respeito ao verdadeiro bacanal, ainda que consensual, (pelo que se pode deduzir) todavia com o ato sexual sendo praticado na área da piscina, sem oferecer lá muita privacidade para os amantes e os vizinhos assim puderam dar uma olhadela no “sex-hot” ao vivo e a cores. Sem pretender encenar aquela de puritano, de beato, vem daí o espanto em razão da inusitada cena, pois algumas pessoas da localidade não gostaram “nadica de nada” de presenciar tais atos obscenos. “Arre égua!”
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O final do ano se aproxima e com ele os feriados festivos prolongados onde a ocupação no Costa Azul atinge seu nível máximo com todos os imóveis disponíveis alugados antecipadamente. E novas orgias, lamentavelmente, já estão sendo programadas (até pela internet; um absurdo; supostamente oriundo da região de Itaí/Taquarituba, segundo consta, postada por um provável delinquente juvenil que se esconde num perfil da rede social) quando, teoricamente, outros crimes de abusos e estupros podem ocorrer novamente. E desta forma, para combater tais atos que, tornado público denigre, e muuiito, a imagem e conceito do bairro (verdadeiro reduto familiar, principalmente de idosos) um manifesto está sendo idealizado com objetivo de, em caso de eventual ocorrência policial que o nome do proprietário do imóvel, do corretor que intermediou a locação e, principalmente, do locatário, sejam eles devidamente citados no Termo Circunstancial lavrado que deverá ser colocado a disposição da imprensa local para se dar a devida divulgação, tentando assim inibir a “coisa” que pode degringolar de vez. Como esse tipo de gandaia vem sempre associado com bebedeira (às vezes até às drogas e menor de idade no rolo), som em alto volume, gritaria, então é fácil de reconhecer a ilicitude que se apresenta.
DENUNCIE! Acione a PM via 190. Se demorar ligue para a sede da CIA PM Avaré: 37112500 ou 37320684. Ah! O nome do manifesto? “Turismo sexual no Costa Azul: Aqui não, ‘garanhão’! Fora pedófilo”.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
# “Tá duro de lidá”: no Costa Azul, de dia falta água de noite falta luz
Os moradores do bairro estão apreensivos com uma possível falha no abastecimento de água no bairro por culpa da Sabesp neste final de ano, mais uma vez. Também a Ceripa, devido as constantes (e prolongadas) interrupções de energia elétrica causa muuiita preocupação e tem sido muuiito lembrada. Recentemente Daniela Guido escreveu no facebook Balneário Costa Azul Avaré: “Tem dia que falta energia; tem dia que falta água. Hoje estamos sem os dois”, sendo que anteriormente já havia passado pelo mesmo perrengue por culpa das prestadoras: “Tentei ontem por quase meia, umas vinte vezes e ninguém atendeu. Ceripa, Sabesp, difícil”. O que fazer? pergunta um turista. “Sabe rezar?”. Reze comigo, sugere o locador. “Arre égua! é o fim da picada”.