A VOZ DA REPRESA
Costa Azul
& Adjacência
“A crítica ou o elogio de cara nova”
por: Carlos “Cam” Dantas
e-mail: avozdarepresacam@gmail.com
# Esta coluna denunciou possíveis irregularidades ocorridas quando da implantação do “Programa Cidade Digital”, disponibilizado pelo Governo Federal para Avaré, pelo o qual, além da interligação do sistema em diferentes órgãos e setores da administração pública municipal, também o usuário, em alguns pontos determinados, como o Costa Azul, por exemplo, poderia acessar gratuitamente a internet através do notebook, celular ou tablete. Se não bastasse o fato de a empresa responsável pelo serviço ter empregado material de segunda linha, conforme relato da Procuradora Jurídica do Município, ocasionando a baixa qualidade dos sinais recebidos, prejudicando todo o processo, ainda se aventa a possibilidade de, dentro do montante cobrado via judicial – aproximadamente um milhão de reais –, ter sido incluído na relação alguns locais onde antenas para este tipo de programa nunca foram instaladas, como o Costa Azul, por exemplo. Sendo assim, uma ilegalidade em dose dupla que merece ser devidamente apurada.
# Adotando o senso da justiça e imparcialidade que deve prevalecer quando da prática jornalística, vale aqui destacar que não foi citado neste polêmico tema o fato ocorrido na sessão ordinária do legislativo em 11/11/2013, onde o Vereador Eduardo David Cortez - PP, o “David da Farmácia”, apresentou dois requerimentos sobre o assunto endereçados ao Prefeito Poio Novaes. Um pedia “que fossem informados os motivos pelos quais Avaré ainda não possui a interligação através do sistema de internet, entre os prédios municipais, secretárias e demais órgãos da administração”, e o outro, mais incisivo, “para que informe a esta Casa de Leis, como esta sendo utilizado o “Projeto Cidade Digital”, do qual Avaré foi contemplada, quais foram os equipamentos adquiridos, qual foi o custo do projeto e porque o projeto ainda não está atendendo a sua real finalidade”.
# Dentro do mesmo proceder, deve-se enfatizar, no caso específico deste enleio todo que se tornou a Instalação do “Programa Cidade Digital” em Avaré, assim como outras confusões que surgem de montão por aqui, na “terrinha”, que a não divulgação dos trabalhos do Vereador deve ser creditado a própria Câmara Municipal. Explico! Do mesmo modo que a mesa diretora da Casa de Leis divulga no Semanário Oficial do Município os Extratos de Edital, de Contrato, Atos da Mesa, Audiências Públicas, Admissão ou Exoneração de Servidores, Ordem do Dia, Sessões Ordinárias e Extraordinais, Requerimentos votados, Indicações apresentadas, Relação das Proposituras protocoladas e lidas na sessão da semana correspondente, Resoluções, bem como outros comunicados de interesse da população, também deveria divulgar as correspondências recebidas, principalmente quanto ao pedido de informação que o legislador comumente faz, e/ou a indicação pertinente que formula para as providências cabíveis.
# Nesta mesma ótica, para que também se pratique a necessária divulgação da matéria apontada, necessário se faz nominar as comissões envolvidas e se ela (matéria) foi aprovada, rejeitada ou retirada da pauta. Simples assim! Espaço o Semanário tem de sobra. E se não for “pentelhar” muito, que ainda se faça publicar o resumo (curto e grosso) da Palavra Livre proferida pelo Vereador na Tribuna, com a nomenclatura que ele concorreu nas eleições. Por exemplo, “Lady’s Baiano” - PV, Ditinho da Farmácia - PT, Tucão - PSD, Edinho da Farmácia - PP, etc... etc..;
Bar e Lanchonete do Batista e da Darcy – Av. Grande Lago, 187 – (14) 99795-9776 // Posto Trevo – Rod. Raposo Tavares – Itaí – (14) 3768-6258 // Mercado e Panificadora JJM – Costa Azul – (14) 3731-7112 // Lanchonete e Mercearia Yujii – Costa Azul – (14) 99758-3403 // Machado Calistro – Corretora de Seguros – Avaré (14) 3732-1375 // Bar e Mercadinho RPL – Costa Azul – (14) 99788-6445 // Looktron Eletrônica – Avaré (14) 3733-3192 / (14) 99756-2876