A VOZ DA REPRESA A Voz do Vale Costa Azul & Adjacência
“A crítica ou o elogio de cara nova”
por: Carlos “Cam” Dantas e-mail: avozdarepresacam@gmail.com
# Nível da Represa traz preocupação à região. Tudo porque a Represa de Jurumirim, assim como Chavantes e Capivara, são bacias de grande acumulação, justamente para aproveitar o máximo o período das chuvas e acumular um volume d’água suficiente para atravessar o período da seca, quando vai se esvaziando para prover água para outras usinas ao longo do Paranapanema, como, por exemplo, Salto Grande, Canoas I, Canoas II, Taguaruçú e Rosana. E os níveis estão baixando, podendo chegar aos piores registrados nos últimos anos e assim, a Represa de Jurumirim deve registrar o recorde negativo desde sua formação em 1962. No ano de 1999, durante a gestão do ex-prefeito Joselyr, a diminuição do nível da represa causou a reaparecimento de troncos e galhos de árvores que estavam submersos desde a década de 60, como, nas proximidades do Bairro Costa Azul, onde os “turistas” puderam conhecer o leito da antiga estrada Avaré - Itaí, tanto tempo submerso.
# Hoje o antigo traçado e bancos de areia já começaram surgir e infelizmente a previsão é de dias “negros” para todo o entorno do Jurumirim, eis que, aliado á falta de chuvas, normal no período de inverno (aquelas que vimos nesta semana, seus volumes nem aparecem nos gráficos), as quais em tempo de verão deveriam ser abundantes, mas foram escassas – daí a preocupação de todos – entra em cena, mais uma vez, o possível e prejudicial ato – pelo menos para a nossa região – já sinalizado pela Duke Energy que é o de cumprir, e até ampliar, o compromisso de comercializar com outros estados a energia elétrica gerada por suas usinas, enviadas através de linhas de transmissão da Itaipu Binacional. Para tanto a Concessionária das Centrais Geradoras no Rio Paranapanema justifica que desempenha suas atividades conforme exigências do SIN - Sistema Interligado Nacional, sob o comando da OSN - Operador Nacional do Sistema Elétrico, que é o órgão que coordena a operação das Hidrelétricas do Pais, sendo esta atuação de forma integrada.Voltaremos ao assunto.
# Vereador pede Rede de Telefonia fixa para o Costa Azul. O Requerimento de autoria do legislador Barreto do Mercado PT, atendendo um pedido dos moradores do Bairro, via ADERJ, foi endereçado a Gerente da Regional Bauru da Divisão Institucional da Telefônica do Brasil - VIVO, Dra. Zuleika Teles Claro solicitando uma providencial e imediata substituição do ineficiente sistema operacional hoje em atividade com a tecnologia denominada FWT, cujas ondas são captadas por antenas individuais, pela linha de telefonia fixa com cabeamento convencional. Nesta propositura – a qual, por sinal foi dado ciência de forma especial à vários moradores da localidade, bem como transcrita no Semanário Oficial do Município do último sábado – ficou demonstrado as vantagens da linha fixa e as desvantagens do tal Fixed Wireless Terminal, principalmente quanto a sua vulnerabilidade em decorrência de chuvas, raios e trovoadas que interrompem constantemente o sinal, sem entrar no mérito da questão técnica de o atual sistema não ser compatível com a internet. Nota dez!
Bar e Lanchonete do Batista e Darcy – Av. Grande Lago, 187 – (14) 99795-9776 // Posto Trevo – Rod. Raposo Tavares – Itaí – (14) 3768-6258 // Mercado e Panificadora JJM – Costa Azul – (14) 3731-7112 // Lanchonete e Mercearia Yujii – Costa Azul – (14) 99758-3403 // Machado Calistro – Corretora de Seguros – Avaré (14) 3732-1375 // Bar e Mercadinho RPL – Costa Azul – (14) 99788-6445 // Looktron Eletrônica – Avaré (14) 3733-3192 / (14) 99756-2876
|